terça-feira, 6 de novembro de 2007

Dias na cidade

Um dia que se começou por vestir com mangas de alpaca. Registos nos correios, contas para pagar. Um almoço tranquilo com um amigo de sempre numa Expo soalheira aberta sobre um Tejo manso sem vento. O regresso ao caos urbanístico ( cada vez te amo mais Lisboa), e uma surpresa numa manobra de evasão ao tráfego. Numa rua de Alfama encontro o Museu do Fado. Não é tarde nem é cedo, páro um pouco mais à frente. Talão de estacionamento? Que se lixe. Atendimento espectacular, umas letras de fados que eu perseguia já há algum tempo para transcrição no romance que estou a escrever. A amabilidade das pessoas, uma conversa rápida com outro amigo ao telefone. Lembras-te daquele fado de que falámos ? Preciso do título para a senhora me procurar a letra nos arquivos. Consegui, finalmente. É espantoso que não exista ainda uma compilação, um Cancioneiro do Fado com tanto património poético a merecer arquivamento e sistematização. Bandalheira, que rima com "ser português"...
O regresso a casa paralelo ao rio, Terreiro do Paço, cais do Sodré. Uma pequena exploração arqueológica num enorme buraco aberto no chão. A vida a acontecer. No rádio o debate parlamentar. Novembro e parece que estamos nos trópicos. Vinte e tal graus no termómetro do carro. Os cães a ladrar e as caravanas a passear...
ARTUR

4 comentários:

Carlos Lopes disse...

Bela crónica do fado de ser português. Keep going. O Janjan falou-te das greguerías? Alinhas?
Abraço.

Artur Guilherme Carvalho disse...

Das quê ? Não sei de nada. Esclarece. Um abraço
ARTUR

Carlos Lopes disse...

A ideia é fazer 5 greguerías até amanhã e que serão postadas às 9 e 30 da noite, se não me engano. O teu problema é saber o que são essas tais greguerías, certo?
É um desafio que envolve muita gente (5 ou 6 pessoas que também têm blogs) e que terá fim amanhã. Isto escreveu o Janjan para as pessoas envolvida:
"Vamos então ... à coisa.


Posta-se amanhã, 5ª feira, 8 Nov, pelas 21,30 ( estou em Joanesburgo, serão aqui 23,30, deve dar tempo para ter regressado do jantar ) .
Quem não puder postar exatamente a essa hora, fá-lo-á na 1ª oportunidade que tiver depois disso.

O titulo do post tem de ser:

' cinco greguerías & have a nice day '.

No final do post pode ser feito uma referência à coisa, linkando ou não para os outros blogs envolvidos !! Esta é opcional !!

Sugiro que o próximo ' challenge ' parta da Meia Laranja, Lazy Cat ou Velho Lobo !!

Qualquer dúvida têm até amanhã para tirar!"

Agora eu, de novo. Espreita aqui para veres o que são as ditas greguerías:
http://silencio.weblog.com.pt/arquivo/035162.html

Até amanhã? Achas que consegues?
Um abraço

redjan disse...

Art: não entraste nas greguerías, my fault I guess .... não te apanhei a tempo e a jeito ! Mas vamos ao que que nos trouxe:

' .. A vida a acontecer. No rádio o debate parlamentar. Novembro e parece que estamos nos trópicos. Vinte e tal graus no termómetro do carro. Os cães a ladrar e as caravanas a passear... '

É o fado Art, ou o desfado, ou a foda e a desfoda de se ser e não ser ! Gente! Tuga !!