quarta-feira, 28 de novembro de 2007

AS NAUS (Pequeno extracto)

"... Ao segundo almoço conheceu um reformado amante de biscas suecas e um maneta espanhol que vendia cautelas em Moçambique chamado Dom Miguel de Cervantes Saavedra, antigo soldado sempre a escrever em folhas soltas de agendas e papéis desprezados um romance intitulado, não se entendia porquê, de Quixote, quando toda a gente sabe que Quixote é apelido de cavalo de obstáculos, e ao fim da tarde puxavam trunfos lambidos no tampo de verniz, evitando tocar no crucifixo porque dá azar às vazas e altera as manilhas, e erguendo os sapatos de fivela sempre que os balanços do barco derramavam na sua direcção o vomitado dos vizinhos, que adquirira um palmo de altura e os obrigava, de meias ensopadas, a agarrarem-se às pegas a fim de que o cadáver não lhes escapasse, à deriva num caldo em que flutuavam lavagantes, transportando consigo os valetes e os ases da partida decisiva..."
António Lobo Antunes in AS NAUS, Lisboa 1988

10 comentários:

Anónimo disse...

Queres ver que és tu? Que me pões a ler o homem ??

Carlos Lopes disse...

red: estás à espera de quê? Força!

Artur: já temos saudades deste Lobo Antunes, não é verdade?

Artur Guilherme Carvalho disse...

Red : Já demora...já devias ir a meio da obra do homem.
Carlos: O Mestre será sempre o Mestre. Já leste O Meu Nome é Legião?. Vai ser o meu próximo.

Carlos Lopes disse...

O Meu Nome é Legião foi um livro que me desiludiu um pouco. Há ali certas experiências de linguagem que não me parecem geniais. E dele só podemos esperar isso: génio.

Tens passado "lá por casa"? Ou não sais do teu cantinho por causa do frio? ;-)
Abraço.

Artur Guilherme Carvalho disse...

Carlos: Não só lá tenho ido como te tenho deixado mensagnes no sentido de aumentares o teu blog. Está parado á muito tempo. Quanto ao mestre... on vera.
ARTUR

Carlos Lopes disse...

artur: alguma coisa se passa de muito estranho!!! Todos os dias escrevo no meu blog. E muito!!!
Acho que sei o que se passa: o link que utilizas para ires ao meu blog deve estar "preso" a um determinado dia. Vai ao google, escreve I Blog Your Pardon e carrega no link que corresponde ao meu blog.
Vais ver que só este mê já postei umas 50 merdas novas...
Abraço.

Carlos Lopes disse...

artur: ou então, mais fácil ainda... Cliqua no meu nome neste comentário e vais ter ao meu perfil. Lá está o link do blog.
Novo abraço

Artur Guilherme Carvalho disse...

Já tá resolvido. Estava parado há 2 meses...
ARTUR

redjan disse...

Dasssssss ... de chorar esta Artur & CL ...

Anónimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu