segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O LIVRO DOS DIAS


Roger, Duque de Lunel, um comandante da Primeira Cruzada (1096-1099), escreveu um diário que acabou por entregar aos clérigos da igreja de St.Gilles de Lunel até que algum descendente seu se apresentasse na abadia. O autor do livro, um americano de origem francesa, numa viagem à Europa decidiu conhecer um pouco da história dos seus antepassados. Foi assim que tomou conhecimento da existência deste diário.
O manuscrito datado dos finais do séc. XII é considerado o único testemunho presencial da I Cruzada escrito em francês Antigo ou Provençal, os outros foram escritos em Latim. Demorou cinco anos a ser traduzido do Provençal medieval até chegar ao inglês contemporâneo. Não será nenhum exagêro considerar este diário quase sagrado na medida em que nele podemos encontrar um guia priveligiado a um dos mais importantes acontecimentos na Europa medieval: a primeira grande expedição a Jerusalém. Sendo um diário de uma viagem, ao longo da sua leitura vamo-nos apercebendo de dois níveis, ambos importantes, de transformação. Se por um lado temos o privilégio de acompanhar as peripécias, os factos, os sonhos e os enganos da expedição e a forma como evoluíram, por outro vamos no papel de confissor silencioso assistindo ao percurso espiritual de um homem que partiu no seio dos mais elevados propósitos religiosos e que ao longo do caminho vai questionando o seu mundo em termos da verdadeira motivação dos seus companheiros, a barbaridade em si, bem como a sua própria identidade. Uma enorme aventura de guerra e de fé, talvez o testemunho mais completo da Primeira Cruzada que chegou aos nossos dias. Uma viagem espiritual que sendo dolorosamente profunda se torna insuportavelmente sincera. Uma ótima sugestão de leitura, lição de história e de vida.
ARTUR

2 comentários:

redjan disse...

Mais um para a fila então !! Tx Art ...

Anónimo disse...

já li esse livro à mais de dois anos e desde então já o reli duas vezes...é um dos melhores livros que já li, isto para não dizer o melhor...aconselho-o a todas as pessoas que gostam de história...