sábado, 11 de abril de 2020

REGRESSO A KAFKA









Volta na volta regresso a Kafka por inúmeros motivos desde a quase infinita fonte de aprendizagem literária e existencial até às pequenas peripécias que se vão colocando no caminho. No tempo presente, um tempo de perplexidade e de reclusão, o universo kafkiano aumenta a sua dimensão reocupando o espaço de pensar e reflectir. Ao contrário de outros seus contemporâneos (Musil, Rilke ou Trakl) a sua vida é escassa em incidentes ou peripécias relevantes, quase toda ela passada na sua cidade natal, Praga, e num círculo de relações muito limitado. A sua curta e recatada existência não o impediu no entanto de construir um universo muito próprio e muito diversificado que projectou a sua influência muito para lá da sua contemporaneidade. A sua capacidade de observação da realidade humana associada à construção de atmosferas e situações ao mesmo tempo esmagadoras, absurdas e irrealistas acabaram por se revelar fieis retratos, caricaturas grotescas e relatos verosímeis de um espécie  imperfeita, rídicula e assustada que é a nossa. Embora sejam conhecidas algumas das suas obras fundamentais, uma grande parte do que escreveu veio a perder-se durante o holocausto da segunda guerra mundial.
Hoje viajei até dois dos seus contos que mais me marcaram no tempo em que os li: "Recordações da estação dos caminhos de ferro de Kalda" e "Na nossa Sinagoga". Trata-se de duas peças interessantes acerca da solidão, da comunidade e da sua relação com a vida, do absurdo da existência, da incapacidade de encontrar um sentido e tropeçar em vários ao mesmo tempo.
No primeiro caso, um homem fica responsável por uma estação de caminho de ferro situada numa linha que com o tempo foi deixando de ter qualquer utilidade. Todos o sabem, o encarregado da estação, o inspector que o visita periodicamente, os escassos habitantes que por ali passam de vez em quando. Não é segredo nenhum. No entanto o homem vai mantendo a sua rotina, as suas tarefas de manutenção, alimentado por uma solidão voluntária que acaba por o conduzir de volta aos outros. Numa realidade condenada, num mundo que termina sem surpresas, a vida continua teimosamente agarrada ao passado deixando-se transformar sem oferecer resistência.
No segundo conto, numa aldeia remota existe um animal vagamente semelhante a uma marta de pelo de cor indefinida que vive na Sinagoga desde sempre. Só aparece quando começam as rezas atraído pelo barulho e ocupa a parte cimeira do espaço onde se sentam as mulheres. Estas são as únicas que se sentem perturbadas com a presença do animal porque as distrai. Das várias tentativas pensadas para correr com aquele habitante do espaço religioso nunca se chegou a uma conclusão. O animal foi ficando, as gerações passaram e nada mudou. O conto termina com uma sensação de conclusão adiada para tempos futuros embora indecifráveis de concretizar.
Com estes dois contos atravessamos estes novos tempos. Se por um lado insistimos em continuar a viver como fazíamos até aqui sabemos perfeitamente que essa existência está condenada a desaparecer. Por outro lado, com um corpo estranho a marcar presença no nosso quotidiano sentimos a incapacidade de o conseguir exterminar. Ficará por cá enquanto for vivo e lhe apetecer. Sabemos que um dia irá desaparecer, só não conseguimos antever quando. E no meio de tudo isto o significado da existência (se é que alguma vez existiu) é aquilo que menos importa…

Artur


Sem comentários: