quarta-feira, 25 de março de 2020

Diário da Peste 16/3/2020

1
A dinâmica do pesadelo é muito semelhante a esta situação. É o esgotamento de todas as linhas de fuga para escapar a uma angústia obsessiva. E uma angústia que não vem de uma dinâmica interna mas que é implacavelmente alimentada por uma realidade exterior em desagregação, como será se, daqui a dois dias, por decreto, for declarado o estado de emergência, sendo certo que, de qualquer modo, segundo modelos matemáticos muito bem estabelecidos a curva epidemiológica continuará em ascensão. 
Assim, o grande remédio contra a angústia de génese interna que é o confrontar a realidade externa e comprovar que, de um modo geral, esta é benigna deixa de funcionar. A realidade externa passa a ser o motor da ansiedade, um motor cruel quando a situação se agrava na tal evolução geométrica e se vão multiplicando as consequências directas e indirectas que, com o passar do tempo se vão tornando mais preocupantes e mais gravosas. Aliás, é uma verdadeira inversão desse modelo de benignidade: a realidade externa, nestes estranhos tempos, será sempre pior do que as dinâmicas paranóicas. 
Quantos mais não sentirão o mesmo?
2
Também há a questão do trauma. Porque, depois do trauma é necessário um longo trabalho para se voltar a uma percepção pré-traumática. Pois o trauma é profundamente transformador. Isto, no sentido em que a dor que o origina passa a ecoar, em permanência e como fantasmagoria, na consciência. O drama do trauma é que uma vez passado o transe (e este parece vir a ser longo, talvez longuíssimo; porventura, vá exigir um convívio esquizofrénico com a peste, isto é, ela estará presente numa aparente normalidade, a exterior normalidade da sua banalização) ele continuará vivo e operante nas suas dimensões obsessivas e negativas. 
Mais uma vez pergunta-se, quais as dimensões traumáticas, pessoais e colectivas, disto? 
3
Ainda a questão do καιρός (kairós, oportunidade). Quanto será perdido, truncado, pervertido pela peste? Para além da perda, do trauma e da neurose, muito será, seguramente, desviado do seu caminho. 

Sem comentários: