segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

ESTAR COM ATENÇÃO

A hipocrisia,a mentira e o roubo foram o fermento da sociedade humana desde o princípio dos tempos,como se não nos soubessemos orientar sem nenhum destes ingredientes. A diferença do passado para os dias de hoje é que hoje quase tudo se sabe...mais cedo ou mais tarde.E se por um lado, tudo se sabe, por outro a falta de vergonha tornou-se um "fait-divers", a mentira um instrumento de conjuntura, o roubo, uma acção politicamente correcta.Nunca é demais recordar, remoer, comparar percursos e discursos dos políticos dos últimos anos. Nunca é demais estar informado, recordar, perceber o que é que se vai passando nas nossas barbas. Para quê?......pelo menos para perceber, ou não? Este artigo de Clara Ferreira Alves na revista do Expresso desta semana é mais um reavivar de memória.Neste caso, do sr. Blair.
http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/230476

6 comentários:

Anónimo disse...

Recebi hoje este email, deixo-o aqui porque não tenho o seu, desculpe a extensão mas tem tudo a ver com o que falámos:dignidade, condições etc...é revoltante!!

TRAVAR PARA PENSAR

Há uns meses optei por ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.
Comprado o bilhete, dei comigo num comboio que só se diferenciava dos nossos Alfa Por ser menos luxuoso e dotado de menos serviços de apoio aos passageiros.
A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas .Não fora ser crítico do projecto TGV e conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemas únicos dos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos. Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza .
A resposta está na excelência das suas escolas, na qualidade do seu
Ensino Superior, nos seus museus e escolas de arte, nas creches e
jardins-de-infância em cada esquina, nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade. Percebe-se bem porque não construíram estádios de futebol desnecessários, porque não constroem aeroportos em cima de
pântanos, nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais .
O TGV é um transporte adaptado a países de dimensão continental,
extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de
viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.
É por isso, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, que existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos). É por razões de sensatez que não o encontramos na Noruega, na Suécia, na Holanda e em muitos outros países ricos. Tirar 20 ou 30 minutos ao Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País. Para além de que, dado hoje ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira vão ter de pagar.Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se mil escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma), mais mil creches inexistentes (a 1 milhão de euros cada uma), mais mil centros de dia para os nossos idosos (a 1 milhão de euros cada um).Ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências, como a urgente reabilitação de toda a
degradada rede viária secundária.

CABE ao Governo REFLECTIR.
CABE à Oposição CONTRAPOR.
CABE AOS CIDADÃOS MANIFESTAREM-SE!!!
CABE À TUA CONSCIÊNCIA REENCAMINHAR OU DEIXAR FICAR .

Anónimo disse...

“.....e ordenou a falsificação de documentos secretos para provar a existência de armas de destruição maciça.... “ – (caraaaças...não sabia disto!).
“E um convertido ao catolicismo. “ – A Igreja, a doutrina da Religião Católica tal como ela é hoje é uma grande HIPOCRISIA, talvez a maior do mundo ocidental !!
“Junte-se um adiantamento de milhões pelas suas memórias e o circuito de conferências internacionais, pagas a peso de ouro.” – aqui chamar-lhe-ia OPORTUNISTA !!
“....Tony Blair não se interessa pela Europa como não se interessa pelo mundo, o clima, os africanos ou os oprimidos”. – NÃO É O ÚNICO  (não a olhar o céu ;) .... mas a olhar o seu umbigo).

“Nunca é demais estar informado, recordar, perceber o que é que se vai passando nas nossas barbas.”
King Arthur, recolha a espada.....NO ALVO!!

Anónimo disse...

Ora aqui está 'tudo'...posto isto no comments.Bom Carnaval! V.

redjan disse...

Art: e quantos Blair's de juntar água, politiquinhos de manga de alpaca, sabujos que mendigam um lugar na carruagem, quantos não temos nos nossos Clubes dos Sete, tipo Maçon & Opus ... neste nosso país onde ninguém se importa já em salvaguardar um pingo de vergonha e dignidade ?
Por isso, talvez por isso, me tenha tornado num descrente que apenas quer sobreviver, mantendo o sagrado principio de respeitar quem merece, ignorar e passar ao lado de pseudo predadores com principios de vida tipo idade média !

Anónimo disse...

“mantendo o sagrado principio de respeitar quem merece”

Que bom ouvir-te dizer que respeitas quem merece...isso é bom!! Pela mesma lógica pergunto: serias capaz de respeitar e dar importância a alguém que não o merece, que não respeita o outro, que não gosta de ninguém além do seu próprio umbigo, que desconhece valores sagrados como a amizade e amor pelo próximo?? Porque anda tanta gente por esse mundo fora a dialogar com gente que não presta (ex. Blair!!)? Dialogar e trocar ideias é do melhor mas não será ainda melhor se o outro não for um “pseudo predador” sem princípios de vida ?? Não te fará um deles??

Artur Guilherme Carvalho disse...

Um cientista "suicidado" horas antes de dar uma importante entrevista para a BBC, um conflito com milhares de mortos à revelia das orientações da ONU com base em provas falsas... Mentiras atrás de mentiras para chegar onde? Aarte foi inventada porque a vida não chega. E a Indignidade, porque o Ser não se acomoda.Revolta-se em nome de valores que existem em algum lugar, mesmo que seja fora daqui...
ARTUR