sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

OS CELTAS – PRIMEIROS PASSOS

                                          Mancha de ocupação territorial da Europa no tempo
                                          dos Celtas.

Existem muito poucas certezas sobre um momento exacto em que a cultura celta apareceu de forma autónoma. Sabemos, linguisticamente falando, que ela está associada ao grosso dos povos indo-europeus, localizado vagamente nas regiões a norte do Mar Negro. Há cerca de 7 mil anos estes povos iniciaram a sua expansão para Sul na direcção da Índia, e para Oeste na direcção do continente europeu. A separação destes povos, bem como os dialectos que foram desenvolvendo, constituem os antepassados da maioria das línguas faladas hoje na Índia e na Europa.

   Falantes daquela que se acabaria por definir como uma língua celta são pela primeira vez assinalados na Alemanha no ano de 1000 AC. O povo nativo, conhecido como pertencente à cultura “Urnfield” era conhecido pelos seus rituais crematórios. Este grupo destacava-se pelo culto da bebida, da comida e do combate, usava roupas coloridas e adornava o corpo de jóias. Embora não havendo uma certeza absoluta, os “proto-celtas” e os “urnfield” acabaram por se misturar dando origem à primeira cultura céltica.

   Estes primeiros celtas dominavam as técnicas da metalurgia, introduzindo a fundição do ferro na Europa, com os inerentes avanços tecnológicos daí resultantes. Instrumentos agrícolas, ligamentos, rodas e toda uma série de aplicações passaram a fazer parte da vida e economia destes povos. Com a mesma tecnologia construíam-se espadas, lanças, capacetes, flechas e carroças com aros de ferro. Prósperos em tempos de paz, os celtas tornam-se imparáveis na arte da guerra. No séc. XI AC tinham-se expandido para o que hoje conhecemos como República Checa, Eslováquia, Áustria, Bélgica, Holanda e todo o nordeste da França. Três séculos mais tarde tinham ocupado o resto da França, atravessado o Canal da Mancha em direcção a Inglaterra e Irlanda. No Sul ocuparam cerca de metade da parte ocidental da Península Ibérica.

   Para Este, os guerreiros celtas atravessam os Balcãs e estabelecem-se em “Galatia”  na Ásia Menor.

   As grandes civilizações da época foram impotentes para conter o avanço dos celtas. Em 387 AC, o poder emergente de Roma é subitamente abalado quando a cidade eterna se vê ocupada durante sete meses numa autêntica orgia de pilhagens e incêndios. Os celtas só retiram porque são de repente atacados por uma doença epidémica que os começou a dizimar. Por isso e também pela cobrança de um elevado resgate aos romanos sob a promessa de partirem.

   Um século depois (297 AC) os celtas invadem a Grécia e saqueiam Delfos levando consigo uma enorme quantia em ouro que terá ido parar a Toulouse. Até o próprio Alexandre o Grande entendeu ser de toda a conveniência fazer uma aliança com esta gente a quem os gregos chamavam Keltoi ou Galati.

 

Artur


1 comentário:

Hélder disse...

"...culto da bebida, da comida..." eu sabia que a culpa não era minha... está nos genes! Obrigado Artur, estou de consciência mais tranquila. Abraço.