terça-feira, 11 de março de 2008

CONTRA

Contra Deus, porque é injusto, cruel e insensível ao sofrimento humano; contra o Ateu, por não perceber a infinita sabedoria do Senhor. Contra Jesus Cristo, o manso profeta, contra Maomé, demasiado armado, e contra Buda, um gordo sentado. Contra Sartre, porque foi estalinista, Camus, suspeito de humanista e Céline, porque foi fascista. Contra a Literatura, por não ser política. Contra os opostos, porque se atraem; contra os semelhantes, porque se anulam. Contra a culpa, porque amarfanha; contra o castigo, porque é humilhante. Contra a anarquia: conduz à selvajaria; contra a organização: não vale um tostão. Contra o corpo: está obsoleto; contra a consciência, por ser um mecanismo.
Contra a festa, porque distrai; contra o trabalho (a produção enriquece os capitalistas e inviabiliza a realização do ser humano) ; contra o futebol, porque é um desporto de massas; contra o golfe porque é um desporto de elites e velhos ricos reformados. Contra a Estética (só existem Estéticas) ; contra o gosto (porque não se discute). Contra a Maçonaria : é só conspiração; contra o Opus Dei: é só religião + conspiração. Contra os gigantes, porque são altos demais; contra os anões, por se terem esquecido de crescer. Contra os belos: é só aparência; contra os feios (é uma descarada mentira dizer que o que conta verdadeiramente é a beleza interior).
Contra a História, porque o seu peso é esmagador; contra o esquecimento, porque é injusto. Contra a família: é uma célula de opressão; contra a solidão: é uma estrutura de aniquilamento. Contra o indivíduo: nega o social; contra a sociedade; sonega o indivíduo. Contra o Estado: é iníquo; contra a Igreja: só diz mentiras; contra as mentiras: são falsas verdades. Contra as verdades: são pontos de vista. Contra a guerra, porque é uma maldição: contra o Exército,a Marinha e a Força Aérea; contra a Polícia: é um instrumento de opressão; contra o crime, organizado ou espontâneo.
Contra o Homem, porque é imperfeito

11 comentários:

Ankh disse...

Caramba, tão bom que é destes que eu fico com pena de não ter escrito.

Contra o contra porque não me afronta!

Carlos Lopes disse...

Contra a corrente... Tu não mudas, amigo!

Artur Guilherme Carvalho disse...

Este post, brilhante para variar, é da autoria do Arnaldo Mesquita que fez o favor de se esquecer de o assinar.
ARTUR

Anónimo disse...

Arnaldo...do melhor!!! ;)
adorei
crisalves

Anónimo disse...

...Contra o texto porque puxa para baixo... Tenho a dizer que espero um dia de ver a troca pelo "a favor"... Tais palavras seriam decerto um bom sinal sobre o estado de espirito...

Anónimo disse...

Contra o texto não diria...infelizmente é muito actual e verdadeiro. Mas concordo com ZM, falar, escrever, divulgar sempre a FAVOR DE... tentemos mudar o rumo das consciências invertendo o discurso. Maria Teresa de Calcutá uma vez disse "não marcho contra a guerra, mas se quiserem marcharei pela paz"! that´s it Mother Teresa.

Anónimo disse...

Sem querer adoptar a perspectiva religiosa da Madre Teresa (que merece o devido respeito), concordo com a postura positiva da Sara. Aliás, está cientificamente provado que a abordagem positiva perante a vida, prolonga-a... Assim, façam o FAVOR de viver mais, meus caros...

Anónimo disse...

Se bem percebi a intenção deste texto (e porque conheço bem a peça que o escreveu...), ele não reflecte as opiniões do autor, é apenas uma forma provocatória (e de caminho, e não por acaso, muito bem escrita) de suscitar uma reflexão sobre a encruzilhada em que nos encontramos. Continua, Arnaldo. Ler-te é sempre um grande prazer.

Anónimo disse...

Eu não disse que estava mal escrito, aliás o Arnaldo não sabe escrever mal. Quanto às opiniões não serem realmente as dele, também concordo... Porém e porque também eu tenho o prazer de conhecer este lenhador da língua portuguesa, tenho a dizer que a minha observação é uma mera tentativa para o afastar do pensamento menos positivo que por esta morada se vai instalando...

Anónimo disse...

JV, eu entendi a intenção do Arnaldo, e adorei o texto, really !! certíssimo com ponto de vista aguçado, brilhante e inteligente. A atitude predominante na nossa sociedade (no mundo até) é essa mesmo, é ser/ estar do CONTRA. Daí as guerras e as lutas de poder movidas pela arrogância de achar que a sua verdade é superior à dos outros ! quanto mais se alimenta este discurso maior ele se torna...é assim em tudo na Vida tal como diz e bem o/a ZM. Como penso que o Arnaldo também está cansado de tanto CONTRA desafio-o a escrever um texto “A FAVOR”... surpreenda-nos !! Beijos

ZM: esta morada não tem de todo pensamentos menos positivos, alguns tristes, outros melancólicos, outros saudosistas...é o registo dos autores deste blog !

redjan disse...

Dassssss Arnaldo , postas pouquinho por aqui .. mas quando entras estrondoso é o cabrão do eco .... Give us more !!n