sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DE LUANDA A MAPUTO DE BICICLETA





Maputo, 6 da manhã. Em rumo automático fecho a porta do quarto do hotel e caminho para o elevador. Ainda meio a dormir encontro um tipo de mochila às costas, saco de viagem e uma enorme caixa de cartão, supostamente de acomodamento de um televisor de plasma (a avaliar pelas inscrições no exterior). Apresso-me a ajudá-lo a embarcar a bagagem no elevador sob pena de ficarmos ali o dobro do tempo. Enquanto descemos, meto conversa. Pergunto-lhe se não poderia ter vendido a televisão em vez de a carregar para cima, com todas as contrariedades alfandegárias inerentes. Num sorriso aberto ele responde-me que não se trata de uma televisão, mas de uma bicicleta. “Mesmo assim…” – fico eu a pensar. Apresentações feitas, antes de chegar ao nível da recepção fico a saber que estou a falar com Pedro Fontes e que acaba de atravessar o continente africano desde Luanda até Maputo…de bicicleta. “E quanto tempo demorou?” – pergunto eu. “Cinco meses” – responde ele num sorriso cativante de orelha a orelha – “Cheguei ontem”. Horas depois embarcávamos no mesmo voo com destino a Lisboa. Tivemos ainda tempo para trocar mais algumas impressões pelo caminho. Pedro Fontes, além de “ganda maluco”, é um tipo de uma simpatia transbordante, feliz decerto com a sua aventura concluída. Deixou-me os endereços na net e eu prometi-lhe que divulgaria a sua proeza no meu blog. No mapa apresentado, a rota inicial acabou por ser alterada a partir de Saurimo (Angola)(ver o segundo mapa). De facto, o Pedro entrou em Moçambique pelo Lago Niassa e rumou à costa para depois seguir para Sul a caminho de Maputo. Pedro: desejo-te as maiores felicidades e deixo-te um grande abraço. Manhãs como aquela em que te conheci fazem valer a pena deambular pelo mundo por profissão. Como se diz na minha terra: “Estamos juntos”…
Artur

Se quiserem obter mais informações sobre esta extraordinária odisseia, aqui ficam os contactos do Pedro.

luandamaputobybicycle@gmail.com
www.luandamaputobybicycle.blogspot.com

1 comentário:

Pedro Fontes disse...

Caro Artur:
Foi com enorme prazer que li estas linhas.
Neste momento ainda encontro-me a actualizar o blog da minha viagem.
Vamos mantendo contacto.
Grande abraço
Pedro