sexta-feira, 27 de maio de 2011

C’ETAIT UN RENDEZ-VOUS


Curta metragem datada de 1976, realizada por Claude Lelouch, o filme mostra-nos um condutor a andar em altas velocidades pelas ruas de Paris ao amanhecer. Ganhando estatuto de filme de culto dada a limitada disponibilidade de vídeos, bem como a condenação das autoridades, ele acabou por ser “remastirizado”, com base no negativo original de 35mm e lançado em DVD com grande divulgação na internet.
Em ângulo único e sem interferência de montagem, o registo é feito por uma única câmara giroscópica instalada na dianteira do carro.
São 9 minutos alucinantes de velocidade registados ao longo de um percurso iniciado no túnel da “peripherique” de Paris saindo para a Avenue Foch, que termina numa calçada da colina do Sacré Coeur. Pelo meio são reconhecíveis vários pontos famosos da cidade como o Arco do Triunfo ou os Champs Elysées.
Pela forma despojada, perigosa e irresponsável como o carro é conduzido, após a primeira exibição do filme, Lelouch foi preso e, pouco depois, libertado sem nenhuma punição.
Em 2006, trinta anos depois da lançamento do filme, Lelouch esclareceu que o carro em questão não era um Ferrari 275 GTO, como muitos especulavam, mas um Mercedes-Benz 450 SEL 6.9. A velocidade máxima alcançada, confirmada por peritos, não foi 200 mas 140 Km/h. Lelouch esclareceu também que o som utilizado é um overdub do já referido 275 GTO, dando assim a ideia de velocidades mais elevadas.
A banda Snow Patrol usou o filme como videoclip para a música “Open Your Eyes”, do álbum “Eyes Open”.
A mesma ideia foi usada tempos mais tarde em alguns filmes do género, como GETAWAY IN STOCKHOLM e GHOST RIDER.
Verdade ou ficção, esta extraordinária peça de velocidade e poesia deu à magia do cinema mais uma página de encantar. Apertem os cintos e apreciem.

Artur

3 comentários:

Clarice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clarice disse...

Nunca tinha visto Paris tão depressa:) nem nunca tinha andado num Mercedes-Benz 450 SEL 6.9, muito menos a pensar que estava a andar num Ferrari 275 GTO:)

*travei o tempo todo!

elbett disse...

Obrigada Artur, por este momento !
Achei que ia bater a qualquer altura... Um vórtice espectacular! E a mestria do senhor!! A loucura... Que incrível!!!
O culminar do rush no Sacré Coeur!!! Quelle beauté!!