segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

LOS COLORES DE LA GUERRA



Juan Carlos Arce

Tudo começa em Figueras em 1939. O espólio dos quadros do Museu do Prado está em risco de perecer debaixo dos bombardeamentos da Guerra Civil. Dividido entre a protecção de vidas humanas e a evacuação das obras, o governo republicano, agonizante e sem recursos, vê-se encurralado perante o dramatismo de uma escolha. A decisão que se pretende dar a um dos quadros no mercado clandestino de arte e o roubo de uma pintura de Velásquez conjugam-se no ponto de partida para um romance empolgante de enquadramento histórico.
Uma enfermeira republicana integra uma coluna de fugitivos que cruzam a fronteira de França ao mesmo tempo que começa o complicado processo de transferência dos quadros. Este é o princípio para uma história de amor e espionagem que irá viajar por diversas cidades europeias.
A preservação da herança cultural e a simples lógica de sobrevivência em cenário de destruição eminente, a ganância e o amor genuíno, são vários os combates que se travam dentro do combate maior. Uma leitura empolgante e surpreendente premiada em 2002 com o Premio Fernando Lara para novela.

Artur

Sem comentários: