terça-feira, 29 de janeiro de 2008

NO COMMENTS

Que País é este em que vivemos?

Banco Alimentar – "Há médicos e professores a pedirem-nos ajuda para dar de comer aos filhos"

Jornal Expresso – Raquel Moleiro, com Isabel Vicente, 1/12/2007


A denúncia parte de Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar. São os 'novos pobres': a classe média sobreendividada


Manuela, 33 anos, hesitou antes de escrever aquele «e-mail» para o Banco Alimentar Contra a Fome (BACF). E mesmo enquanto o redigia, não tinha ainda a certeza de, no fim, ter coragem de carregar no botão de enviar.

Ela, bacharel em Relações Internacionais, quadro de um ministério, casada com um professor de educação física ex-atleta olímpico. Mãe de uma bebé com cinco meses, tinha agora de pedir ajuda para alimentar a família. O marido que ficou sem emprego, um salário de 2000€ que desapareceu no mês em que festejaram a gravidez, a renda da casa que foi falhando vezes de mais, o cartão de crédito gasto até ao limite, o apartamento trocado por um quarto, e nem assim a comida chegava à mesa . "No dia em que enviei o «e-mail» faltavam três semanas para receber e só tinha 80€", explica. "Havia para a bebé, mas nós íamos passar fome".

O caso tem um mês. Ana Vara, assistente social do BACF, ligou a Manuela mal leu o pedido. E disse-lhe o que tanto tem repetido ultimamente: não tenha vergonha, não é a única. " Nos últimos quatro meses, mais que duplicaram os pedidos directos ao banco alimentar. E há cada vez mais casos de classe média ", garante Isabel Jonet. A directora do BACF chama-lhes " os novos pobres": empregados, instruídos, socialmente integrados, mas, ainda assim, vítimas da pobreza e até da fome. Nos últimos três meses, chegaram ao banco alimentar de Alcântara 250 casos, 30% dos quais se enquadram nesta nova categoria. E em todos há pontos transversais: mais mulheres, muitas mães, desemprego inesperado, rupturas familiares, e sempre sobre-endividamento.


(...) As famílias tradicionalmente carenciadas aparecem no banco alimentar, pedem olhos nos olhos. Os novos pobres gritam por ajuda, envergonhadamente, através do correio electrónico.



Como Luciana, médica, cujo desemprego súbito do marido fez ruir a estrutura económica do lar de nove filhos . Sem ele saber, sem o magoar de vergonha, pediu apoio alimentar para um casa onde nunca tinha faltado nada.


Entretanto, nem tudo são lágrimas:


O lucro do Millennium BCP atingiu 191 milhões de euros no primeiro trimestre do ano. Os resultados em base recorrente cresceram 16% nos primeiros três meses do ano.


O Banco Espírito Santo divulgou quinta-feira um lucro de 139,8 milhões de euros no primeiro trimestre, mais 33% que no período homólogo.


O BPI obteve um resultado líquido de 96,8 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, um valor que corresponde a uma subida de 30 por cento face a igual período do ano anterior.


O resultado do Banco Bilbao Viscaya y Argentaria (BBVA) subiu para pouco mais de 1,25 mil milhões de euros , mais 23% no resultado líquido no primeiro trimestre de 2007.


O Banco Santander Central Hispano obteve um resultado líquido de 1,8 mil milhões de euros , no primeiro trimestre do ano. Este valor representa mais 21% que no período homólogo.




Fernando Madrinha – Jornal Expresso – 1/9/2007:



«Para um breve retrato deste nosso país singular onde cada vez mais mulheres dão à luz em ambulâncias – e assim ajudam o ministro Correia de Campos a poupanças significativas nas maternidades que ainda não foram encerradas –, basta retomar três ou quatro notícias fortes das últimas semanas. Esta, por exemplo: "Centenas de famílias pedem conselho à Deco porque estão afogadas em dívidas à banca ". São pessoas que ainda têm vontade e esperança de cumprir os seus compromissos. Mas há milhares que já não pagam o que devem e outras que já só vivem para a prestação da casa. Com o aumento sustentado dos juros, uma crise muito séria vem aí a galope ».


«Não obstante, os bancos continuarão a engordar escandalosamente porque, afinal, todo o país, pessoas e empresas, trabalham para eles . Daí que os manda-chuvas do Millenium BCP se permitam andar há meses numa guerra para ver quem manda mais, coisa que já custou ao banco a quantia obscena de 2,3 mil milhões de euros em capitalização bolsista. Ninguém se rala porque, num país em que os bancos são donos e senhores de quase tudo , esse dinheirinho acabará por voltar às suas mãos».

«Quer dizer, as notícias fortes das últimas semanas – as da tal «silly season», em que os jornalistas estão sempre a dizer que nada acontece – são notícias de mau augúrio. Remetem-nos para uma sociedade cada vez mais vulnerável e sob ameaça de desestrutruração, indicam-nos que os poderes do Estado cedem cada vez mais espaço a poderes ocultos ou, em qualquer caso, não sujeitos ao escrutínio eleitoral. E dizem-nos que o poder do dinheiro concentrado nas mãos de uns poucos é cada vez mais absoluto e opressor.

45 comentários:

Anónimo disse...

Fazia a pergunta doutra maneira.
Porque será que as pessoas aceitam tudo...assim...sem se indignarem revoltarem, virarem a mesa...??????
Os jornalistas tem mais é que revelar as desgraças que estão atrás disto tudo...Voltarmos ao escudo, refundir os estadios de futebol e investir na saude educação empregos.Queremos um Portugal com qualidade de vida. Queremos saír á rua e ver aquela boa disposição nata dos Portugueses, alegria, sorisos, ter tempo para amigos, leitura, poder respirar sem stress saber que no final do mês há dinheiro para pôr o pão na boca dos filhos, para curtir uns dias fora, para investir num projecto, deixar de ver as pessoas a partirem para outros paises porque aqui não há condiçoes...Queremos ver criarem condições ás pessoas para se poder viver neste pais com o minimo de dignidade... Um desanimo total ...Ao que Portugal chegou????Vasco

Anónimo disse...

«Não obstante, os bancos continuarão a engordar escandalosamente porque, afinal, todo o país, pessoas e empresas, trabalham para eles”

Artur, sem querer dar lições de economia, deixe-me dizer-lhe o que penso:

Vivemos (ainda bem) numa economia de mercado, quer isto dizer que, as empresas têm como único objectivo o lucro. Existem duas maneiras de gerar lucro: através da margem ou através do volume. Como sabe os spreads que se praticam hoje em dia são ridículos, referimo-me aos empréstimos à habitação, os principais responsáveis pelo endividamento das famílias de que fala. Por isso é óbvio que os bancos obtêm os lucros que apresentam através do volume. Ora, isto leva-nos para questões macro-económicas mais profundas, e a questão é? Porquê tantas e tantas famílias recorrem ao crédito? E porque não têm dinheiro para os pagar?
Artur, os bancos estão a fazer o papel deles e ainda dão emprego a milhares de pessoas... o problema é que nós (portugueses) não produzimos, não acrescentamos valor à economia, hoje em dia não temos nenhuma vantagem competitiva em relação aos nossos concorrentes, e cada vez é pior com os países emergentes a ganharem terreno. É fácil contestar e dizer que o fosso é cada vez maior (à semelhança de países da América do Sul) mas que raio(sorry) discursos reaccionários já deram o que tinham a dar... trabalhemos para o PIB, aumentemos as exportações através de nichos de mercado e principalmente tornemo-nos mais empreendedores, mais arrojados, mais inventivos...os portugueses ainda não perceberam que o estado já não toma conta deles há muito tempo (nem é esse o seu papel) por isso Tugas!! Façam-se à vida e parem de se queixar!! Beijinhos

Anónimo disse...

“Queremos saír á rua e ver aquela boa disposição nata dos Portugueses, alegria, sorisos....”

Oh Vasco, não deves estar a ver bem a coisa.... Boa disposição?? Alegria inata, sorrisos?? Nós?? Quem me dera sair à rua e ver isso estampado nas caras dos portugueses!! Andam sempre de trombas e com cara de quem lhes deve e ninguém lhes paga. Digo-te também a ti, não adianta a indignação e a revolta se depois ficas de braços cruzados à espera que te resolvam os problemas! Infelizmente o país que retrataste não é o nosso...não podemos estar à espera que ele apareça do nada...arregacemos as mangas...e vamos TODOS pôr “mãos à obra”.

Artur Guilherme Carvalho disse...

Vasco:Vivemos um tempo de "feudalismo" económico, onde vários senhores distribuem protecção, cunham moeda e cobram impostos. à volta deles o povo merdoso e acossado da selva abriga-se como pode e agradece ter trabalho. De resto, mais nada.
Sara: A lengalenga do mercado livre serve para sociedades onde o capitalismo está amplamente desenvolvido, onde a criação e a distribuição de riqueza são reais ( EUA, Canadá, Alemanha, Inglaterra,França, etc), mas onde paralelamente o Estado se preocupa em rentabilizar e distribuir os recursos públicos de forma efectiva. Aqui, começámos a fazer a casa pelo telhado, ou seja, a engordar os bancos, a impôr cargas fiscais enormes sobre os cidadãos, a obrigar reformados e deficientes a pagar impostos, a fechar serviços de saúde. Para poupar o quê? Trocos? Em contrapartida inventou-se a "vidinha" virtual. O privado tem direito a comprar uma casa que nunca será dele a vida inteira com dinheiro que não tem. O banco empresta e ganha uma renda quase vitalícia, o construtor ganha uma mais valia exorbitante sobre o custo da construção, o Estado arrecada taxas e impostos. E no fim, se o triste do cidadão falhar as prestações, sabe o que é aue lhe acontece mesmo que pague a casa há 20 anos? Fica sem ela. Mercado livre My Ass...
ARTUR

Anónimo disse...

Hmmm..."discutir" este tipo de assuntos é como discutir religião e futebol, cada um acredita, defende e pensa como quer, respeito muito isso. Artur pense que se não fossem os tão malfadados bancos, teria carro? teria casa? e porque não há-de ser sua ao fim de 20 anos? se trabalhar receberá o seu salário e pagará atempadamente as prestações, não acha? Pense também que fazemos parte da UE, há critérios de convergência que têm que ser cumpridos, onde estariamos nós se não fosse a UE? Sabemos bem estender a mão, mas depois não sabemos trabalhar! As medidas impopulares que fala são remendos no sentido de reduzir o déficit, porque se assim não for a UE fecha a torneira e aí...dói mais! Não sou socialista nem os defendo, se quer saber acho que são uma grande corja que ali anda, a única coisa que defendo é a iniciativa privada e a promoção do investimento privado. Somos muito comodistas e encostados ao Estado, é a nossa mentalidade de há 30 anos atrás. Não acredito que o Artur não partilhe este ponto de vista.Mas respeito a sua opinião, gosta de Joy Division e de Xutos, só por isso tem toda a minha admiração!! Já agora não me considero medrosa nem acossada, e se agradeço ter trabalho?? you bet! don´t you? Beijinhos

Artur Guilherme Carvalho disse...

Eh lá!! Temos polémica. Boa,boa. Fazia falta neste blog. Amiga Sara, pergunto-lhe apenas uma coisa: alguma das informações dadas por estes dois jornalistas do Expresso é mentira?? Julgo que não. E enquanto estas situações manifestamente degradantes e indignas continuarem a acontecer na nossa sociedade estamos longe de ter atingido um nível civilizacional elevado. A raiz mais importante da cidadania é a Dignidade.É não nos termos de preocupar que não podemos dar de comer aos filhos, que podemos ter roupa para o frio, um tecto para nos abrigarmos.Venha de lá a teoria mais pintada de como se deve organizar o mundo que sem o base podem pegar nela e enfiá-la pelo c... acima.

Anónimo disse...

Também gosto de uma boa conversa mesmo com opiniões tão diferentes, até têm mais "salero" ;). Li o artigo do Banco alimentar, saiu por volta do Natal, mas isso dá pano para mangas...Quanto ao Fernando Madrinha, não sei quem é, mas o seu discurso é apenas mais do mesmo, tem alguns erros de interpretação, como por exemplo "custo de capitalização bolsista" é apenas um índice, as acções desvalorizaram mas assim que a situação estabilizar o Sr. Fernando arrepender-se-á de não ter comprado algumas. Outro erro é a "subida sustentada das taxas de juro". Se há coisa mais volátil na economia são as taxas de juro, ora sobem, ora descem!! Basta o Bush espirrar!! Mas isso dava também para outra conversa. O que interessa Artur, é que acabei de pagar por 2 queques para os meus filhos e um palmier para mim 4,30...não há capitalismo nem marxismo que nos valha!!
Pode continuar com polémicas, cá estarei, ah.. e a ouvir boa música! Beijinhos

redjan disse...

Geeeeeeeeeeee... o que ando a perder !

Art: gr8 post.

Sara: gr8 comment ...

estará a virtude no meio .... naquele meio em que gente é gente .... mas que luta por isso também ???????

Anónimo disse...

RedJan, ora aí está, fundamentalismos não estão a dar!! Acho que o Artur não vai gostar ;).
Beijos

Anónimo disse...

Este é o País que vejo diáriamente e bem o nosso...mas garanto-te que nao era assim que o via... Quem te disse que estou de braços cruzados nunca o estive e há muitos que nao estao, garanto-te que toda a gente sabe que neste pais ninguem dá ou facilita nada...o problema miúda é que nos cortam os braços a maioria das vezes...Nao se trata de fundamentalismos...é a realidade...
Quero ver o Pais que sempre tivemos!!...V.

Anónimo disse...

Se não somos capazes de produzir a grande fatia do nosso sustento, avaliando a realidade factologica e tendencial, como poderemos estar confiantes quanto a um futuro seguro para os nossos filhos?
E certo que a mudança faz girar o Mundo mas e a estabilidade que proporciona o bom crescimento seja do que for. As permanentes mexidas e mudanças não permitem sequer que nasça o que tem a nascer, quanto mais que floresça... Portugal precisa de alinhamentos de propositos centrados no mesmo objectivo...Fazer... economicamente para sermos um Pais
maioritariamente auto-suficiente.
Uma vida nao chega para completar desejos e sonhos...A vida e uma simples aprendizagem...Onde os sonhos se realizam ou trocam por outros, onde ou se inicia uma batalha pelos nossos desejos se combate ate ao fim ou se perde e morre-se...
Desde que o Mundo e Mundo são os +
fracos que pagam factura de uma sociedade massacrada, dilacerada e doente...enfim, que ate se compadece das vitimas mas que na pratica e incapaz de implementar soluções satisfatorias e duraveis no tempo que permita aos seus habitantes construirem com as seus braços uma vida com qualidade e segurança...Se os outros conseguem e vivem em paises com todas estas condições que nos faltam porque e que nos não podemos ter?? Nem tudo se pode fazer a braços são precisos MEIOS...!!! E esses meios tem de ser adquiridos , batalhados e reenvidicados por todos para que seja revertido a favor de se viver bem em Portugal como la fora...VIRAR A MESA E PRECISO!!Vasco

Anónimo disse...

Gostei do “miúda”, thanks.....
Estabilidade é fundamental em todas as áreas da nossa vida, não só na vida política, não implica que não se inove, não se crie e não se mude o que está mal, mas a estabilidade das bases tem que existir sempre! Também concordo que nos falta foco, e isso tem a ver com a falta de objectivos e de estratégia, ou seja, a pergunta um pouco metafísica e espiritual mas que seria importante responder é: enquanto país, quem somos? o que sabemos fazer melhor que os outros? qual a nossa cultura (mentalidade)? etc... dizem os filósofos deste país que há muito que Portugal sofre uma crise de identidade! Mas Vasquinho (é para retribuir o “miúda”) a vida chega e sobra para todos os nossos sonhos, o problema é que não vives nos “outros países” vives aqui, num país que tem apenas 30 anos de desenvolvimento económico de mentalidades tacanhas e fracos empreendedores, se lá fora é que é, tens bom remédio, faz as malas e sê feliz!!! Essa do virar a mesa, não entendo...é fácil falar, pessoas como tu e o Artur, sabem reivindicar e refilar muito bem, mas já experimentaram fazer este exercício simples “o que faria se eu mandasse nesta m.......a??” carta branca... experimenta! Vasquinho, não há dinheiro/guito/carcanhol...em Portugal, nós somos POBRES, e sem o dito guito não se faz nada. Onde se vai buscar o guito?? Por ex, ao aumento das exportações (dinheiro a entrar), ao investimento estrangeiro em Portugal (criam postos de trabalho, salários pagos com $ estrangeiro –dinheiro a entrar) o que é preciso para dinamizar estas duas componentes?? Responde e tens a solução para o problema!! Beijinhos
Mas também te digo, acho Portugal um país do melhor para se viver, mas por vezes tenho vergonha dele!

Anónimo disse...

Miúda...carinhosamente....
mas Vasquinho é giro lembra os meus tempos de calções..ahahah!XD
As malas já as fiz há muitos anos quando rentabilizava para uma empresa e não era reconhecido nem devidamente remunerado...cansei...
(qdo nos cortam os braços, pernas...) e como revoltado, ambicioso, guerreiro, que sempre fui parti para encontrar os meus anseios profissionais (onde tivesse melhores condições para mostrar 'obra' )...a vida nunca sobra para concretizar sonhos para pessoas como eu que vivem deles são inesgotáveis...Expressão genuina de batalhador não incomodado com critca alheia mas fascinado com a superioridade das coisas noutros mundos...!!!Hoje vivo em Portugal tenho as minhas empresas lá fora desloco-me com a frequência inerente que as mesmas requerem...
Tenho um filho e 3 adoptados. Sou feliz mas nunca satisfeito...
Queria ter feito mais pelo meu Pais ou melhor queria ter feito o que fiz lá fora, em Portugal...Não me deixaram...Sem o dito cujo consegue-se fazer muito...(saí de Portugal com 2 ordenados mês e subsidio de Natal) desde que se tenha condições o que não há em Portugal...Isto é que é revoltante...É aqui que se aplica a frase 'virar a mesa' Correcto?... Mas também passei fome, engoli 'sapos' mas levantei-me... para chegar onde cheguei...Quem viveu lá fora tem uma visão ampla da realidade,passa forçosamente por experiencias que nos dão know how,enriquece-nos a todos os niveis...E sabe tão bem!!!
Dinamizar isso... começar por abrir as portas ao investimento estrangeiro
controladamente, com menor burocracia facilitar e criar condições nacionais que visem capitalizar...
Estou a trabalhar num projecto assim para Portugal.
Se se fazem estádios de futebol completamente inativos com manutenções de relvado um balurdio... Exposições 98, eventos, Ota etc... dirigir esse capital para investir em projectos inteligentes realmente rentáveis para o País. Começar pelo essencial saúde e educação antes de andar a dar voltas ao dinheiro em bolso errado...
Também acho Portugal excelente para se viver, não desorganizado e perdido como se encontra actualmente... Expressar opinião, reenvidicar, queixar, v. a mesa...Não existe no vocabulário Português aceita-se tudo de boca fechada (?????)Quem somos afinal?
Vasco

Anónimo disse...

Claro que não se aceita tudo! Para isso existem sindicatos, jornalistas como os que o Artur apontou e acima de tudo liberdade de expressão (por enquanto), podemos sempre mandar vir. A questão é: adianta??. A expo 98, o euro de futebol ou mundial que aconteceu aqui (já não me lembro) foram medidas de projecção internacional, uma tentativa de colocar Portugal no mapa do mundo, a relação custo/ benefício disto tudo deixa muito a desejar... digo eu! Mas o importante é que tens 3 filhos adoptados!! 3?? E um biológico! Bom coração! És a versão lusa Pitt/ Jolie, e eles também são do Camboja e Namíbia etc?? A partir de agora só posso chamar-te...... Senhor Vasco. Beijo

Anónimo disse...

Ok, miúda.... discordar é bom... Porque será que os Portugueses continuam a aceitar míseros ordenados iguais anos a fio que não acompanham a inflação, crise etc???(os ridículos aumentos, chegam??).'V. a mesa' não adianta??
Então, estão á espera do quê? Daquele que vai chegar para lhes orientar a vida, não? ahah??
EX,EU.F,etc, outro ex,de falta de FOCO...capital mal investido... Enfim...
Nunca distingui filhos de filhos adoptados...Há diferenças??
Também não compreendo porque as pessoas tanto enlevo dão 'bom coração'...?????
São crianças precisam de ser amadas como todos nós. Não, genuínamente Português meu, único portanto. Sr.B.&D.Jolie passem bem e principalmente que façam os deles felizes.E Vasquinho sempre é giro e faz-me sorrir!!Beijo Vasco.

Anónimo disse...

Eccellente comunicazione bravo))) [url=http://lacasadicavour.com/cialis-generico-online/ ]generici [/url]I declino. vendita cialis A mio parere, siete sulla strada sbagliata.

Anónimo disse...

explicitness encouraged favorably ebitda tipping mobilize swfs explode societykorea tapped blazing
lolikneri havaqatsu

Anónimo disse...

order real viagra online generic viagra buy uk - buy viagra paypal accepted

Anónimo disse...

viagra online how to buy viagra online without - purchase viagra pakistan

Anónimo disse...

viagra without prescription buy viagra on online - purchase viagra online

Anónimo disse...

buy soma online online somatotype test - muscle relaxer better soma flexeril

Anónimo disse...

buy somas online buy soma online without - buy somatropin hgh online

Anónimo disse...

buy soma soma drug street value - 350mg soma bluelight

Anónimo disse...

in sort to perform sundry tasks Consequently they are simple [url=http://www.ddtshanghaiescort.com]shanghai escorts[/url] becoming for the vocation of the assembly separatrix and is also darned

Anónimo disse...

buy tramadol online tramadol ultram narcotic - order tramadol online with visa

Anónimo disse...

tramadol 50mg tramadol addiction home - tramadol for dogs price

Anónimo disse...

cheap cialis cialis 36 hour reviews - cialis online cheapest

Anónimo disse...

xanax online xanax dose get high - alternatives to xanax for anxiety

Anónimo disse...

cheap alprazolam xanax side effects headache - how much xanax for anxiety

Anónimo disse...

xanax online xanax side effects hearing - does xanax show up 4 panel drug test

Anónimo disse...

carisoprodol 350 mg medicine carisoprodol 350 mg - buy carisoprodol online no prescription

Anónimo disse...

xanax online xanax and alcohol mix - rebound effects xanax

Anónimo disse...

cialis online no prescription canada cialis online overnight shipping - cheap legal cialis

Anónimo disse...

cialis online cheap cialis nz - cheap cialis sale

Anónimo disse...

buy cialis online cialis discount - is it illegal to buy cialis from usa

Anónimo disse...

order cialis online canada cialis street price - where to buy real viagra cialis online

Anónimo disse...

buy cialis online cialis levitra viagra - buy cialis online with mastercard

Anónimo disse...

buy tramadol buy tramadol online in usa - tramadol hcl rimadyl

Anónimo disse...

http://www.integrativeonc.org/adminsio/buyklonopinonline/#9183 klonopin 0.25 dosage - klonopin for anxiety panic

Anónimo disse...

buy tramadol cheap how to buy tramadol legally - tramadol hcl 50 mg dogs

Anónimo disse...

buy tramadol order tramadol cod nc - prednisone and tramadol for dogs

Anónimo disse...

learn how to buy tramdadol purchase tramadol cod shipping - taking 3 50mg tramadol

Anónimo disse...

At the mo Kirk Kerkorian owns the bay window Tracinda, which has the plot to the forthcoming Moving picture Avatar. [url=http://www.onlinecasinotaste.co.uk/]online casinos[/url] uk online casino From low ranking to the highest the VIP ladder is made up of a hotel connected, but they will fairly before long. http://www.onlinecasinoburger.co.uk/

Anónimo disse...

The cash advance loans unemployed offers you the suitable personal solutions to get filling up this gaps that happen to be created caused by lack of the position [url=http://www.paydayloansweirdos.co.uk/]payday loan[/url] payday loans uk However at all, your scrolling experience senses a bit smoother http://www.payday-weirdo.co.uk/

Anónimo disse...

Payday Loans Online has been in existence for a lot of yrs Click HERE Of all the lending products available in the uk, this is among the easiest and quite a few sought after lending products available