terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A DEMOCRACIA E A PEVIDE

Não acho muita piada a frases começadas pela palavra 'portanto'. Mas como também não gosto do que nos têm andado a tentar impingir há anos e principalmente desde que a Grécia acordou...

Portanto, assim à descarada a turba que de nós se tem andado a governar, diz-nos que o correcto é continuar a pagar juros usurários da extraordinária e abnegada ajuda que os países intervencionados pela troika receberam:

"Os 'compromissos' assumidos com os nossos credores são para cumprir"; 
"É preciso honrar os 'compromissos"; 
etc.

Pouca importância têm os compromissos sociais do estado para com o povo. 
Pouca importância tem o regular funcionamento das instituições. 
Pouca importância tem a inépcia da Justiça.
Pouca importância tem o desinvestimento na educação.
Pouca importância tem um povo sem acesso aos cuidados básicos de saúde.
Pouca importância tem a desonra no compromisso com as reformas para as quais os portugueses que lá chegam, trabalharam uma vida inteira.

Enquanto isto, num país europeu, um governo democraticamente eleito tenta cumprir as promessas eleitorais a que se propôs, nomeadamente a renegociar os termos de um contrato de um empréstimo altamente lesivos para o bom e regular funcionamento das suas instituições. 

E este país, Ellás, com um governo democraticamente eleito, ao recuperar a sua independência e dignidade é atacado pelos cães que lhe saem ao caminho, afagados pelo dono que os atiça com a promessa de um osso melhorzinho na gamela.


O que leva irremediavelmente à conclusão que nesta velha Europa, a livre determinação de um povo é uma impossibilidade pacífica.

E isto apenas porque para grande parte da elite europeia, a Democracia tem o valor que lhe convém. Se for a vontade de um povo que se lhe opõe, não vale uma pevide.

3 comentários:

Unknown disse...

Hélderamigo

Daqui de Goa -ainda que com uma perna infectada que me impede de ir à praia (água a 28º, putas de férias!) - concordo contigo; mas pelo que vejo na CNN e na BBC (no telejornal nem pó) a Grécia não está a ganhar (muito)...

Mas só para ver as trombas do nazi paralítico vale a pena seguir os dois chanels. A Alemanha também não ganhou. Sehr Gut!!!

Abç

Hélder disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hélder disse...

Caro Henrique,
Os ventos de mudança começaram a soprar.
Onde nos levam não sei.
Só sei que esta ladainha que nos têm impingido nos últimos anos nos leva aos quintos dos infernos.
Está na hora de mudar o rumo a que a elite europeia não-eleita nos quer forçar.
Abraço.