terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ADEUS À LINGUAGEM



Este "Adeus à Linguagem", cujo título sugere os prolongamentos metafísico-estruturalistas mais delirantes, é um objecto cinematográfico insólito, realizado numa mistura de formatos, que vão do 3 D ao mini DV. É, por outro lado, um objecto difícil de abordar, não tanto por essa insólita e eclética mistura de formatos, que pressupõe uma hibridez de conceitos estéticos não-homogéneos, mas pela estranheza mesma daquilo que nos é proposto. Escolho abordá-lo pelo lado estilístico e pela sua natureza de páginas arrancadas ao diário íntimo do cineasta, ou melhor ainda, pelo que parece ser um DVD, um "home movie" ou um filme de férias : com efeito, Godard filma muito o seu cão Roxy,  por vezes a imagem encontra-se invertida ou mostra as coisas de lado, à maneira de um amador que se esquece que a câmara continua ligada e a filmar., deixando ficar o ruído atroz do vento, indissociável nos pequenos aparelhos automáticos de baixo preço, tarda longamente sobre flores e folhas apanhadas na janela e sujeitas ao fluir das estações do ano. Há  a neve, a chuva, as nuvens, os ceús ("Ah Deus" martelam os intertítulos) e, em leitmotiv, o barco para turistas voga, acosta, desembarca, volta a partir...
A este retorno melancólico ao espaço privado, esta recolha de notas impressionistas sem intriga nem verdadeira narrativa possui um intenso poder de fascínio, orquestrando alguns dos temas do cinema de Godard que se tornaram recorrentes, em primeiro lugar a água em todas as suas formas de movimento : a corrente do rio, torrentes diluvianas, o duche... Estamos sempre mais molhados que secos : o papel de toda esta água é o de figuração - conjuntamente com a floresta - A NATUREZA, que constitui o primeiro motivo ao qual se agrega o mundo animal. Godard está no seu elemento, trabalha as cores, o enquadramento e a iluminação que banha o mundo vegetal. Sentimo-lo menos à vontade quando passa para o campo metafórico, ao alegórico que, para ele, se confunde com o humano. O segundo motivo será então O CASAL . nuas, as personagens praticam o acto sexual ou discutem ? Godard é um brilhante pintor do nu feminino, mas trata-se de um casal que se forma ou que se desfaz ? Em todo o caso falam, falam mesmo muito, falam até de Deus, veementemente acusado, mas de quê  exactamente ?
Há um terceiro motivo, OS OUTROS, sobre o qual se abre e fecha o filme : ante um cartaz sobre o qual se inscreve a frase "Usine à gaz", são apresentados livros sobre cavaletes enquanto um grupo de assassinos sai de um grande Mercedes preto. Ouvem-se tiros. Mais tarde, o sangue secará em toalhas de mão. São os únicos apelos de ficção, não saberemos mais nada. É portanto a esse terceiro motivo que se ligam as imagens de violência e angústia que atravessam os 70 minutos de duração do filme: flash de bombardeamentos, filmes de terror passados em écrans de televisão que interferem em preto e branco entre os quadros video de cores moventes, uma homenagem pictórica a Monet ou livresca a  de Staël.
Assim, "Adeus à Linguagem" acaba por ser uma meditação livre, uma partilha de imagens em contraponto - mais do que ilustração - de citações sempre numerosas e acumuladas sem referência (senão no genérico final), que se encadeiam secamente sem jamais perderem o seu lugar e o tempo de se desenvolverem, sendo que o ritmo já não é do fogo de artifício dos magníficos turbilhões godardianos dos anos 60 : no presente é um lamento reflexivo do velho sábio que já não agride. Preguiçoso e melancólico, refugia-se na contemplação de uma beleza nocturna, somente atravessada por clarões de faróis brancos e luzes vermelhas. Parece mesmo acomodar-se ao facto de se irritar menos, e se tornar cada vez mais indiferente. Essa aflição inexprimida mas sensível, torna-se extremamente comovente e apela a estes tempos mórbidos e cinzentos, nos quais a expressão da beleza se torna urgente e em que a instrospeção se transforma no último refúgio contra a barbárie.

Sem comentários: