segunda-feira, 19 de maio de 2014

UM COMBOIO PORQUE SIM



Ás vezes é difícil de ouvir porque o vento sopra em direcção contrária, porque um carro passa na rua ao mesmo tempo. Mas quando se encontra com os olhos fechados e os ouvidos quase adormecidos, quando os encontra naquele preciso instante a sua saudação é composta por palavras de uma profunda tranquilidade. No escuro, no espaço da solidão em que as lágrimas ocupam o recinto de baile e a banda toca melodias azuis, o apito anunciador e a passada certa, metálica, vêm mudar o disco. A linha é para continuar, a noite é para atravessar e não há outra maneira, não há outra solução. Nesse tempo em que o comboio atravessa a noite depois de se fazer anunciar há um ritmo, uma harmonia, qualquer coisa que embala, abraça e protege. Há um Charlie Brown empenhado em se declarar à menina de cabelo ruivo mas que não consegue sequer dizer-lhe bom dia, um Charlie Brown que confia cegamente na sua amiga que lhe retira sempre a bola no momento em que ele vai chutar, por mais que lhe prometa que não o faz. Há um cão filosófico e circunspecto que se deita no telhado da casota para pensar melhor. Há um homem empenhado em escrever no vazio da noite, desesperado pelas palavras que teimam em não chegar. E há um comboio normalmente no horário, que apita como quem cumprimenta, que atravessa o escuro num ritmo certo que embala, numa passagem que é um abraço.
Há um comboio que atravessa a noite como uma boa balada de Rock n’ Roll, um ritmo que avança, dá duas voltas, regressa e retoma a passada, uma melodia que vai crescendo, um som que preenche a escuridão.
Há uma noite para atravessar ausente de luz, um fato de medo e solidão para vestir, um chá de lágrimas salgadas para lamber, há uma travessia obrigatória na moratória da Liberdade. Um vale escuro e pedregoso através das terras do nada e da serra da derrota. Mas há uma linha, sabemos que existe porque ouvimos o comboio. Sabemos que há um caminho, uma direcção, que este tempo tem um fim. Porque sim.


Artur  

Sem comentários: