quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

THE GENERAL

Buster Keaton/Clyde Bruckman

Estados Unidos, 1927

Realizado já na fase final da era do cinema mudo, THE GENERAL é considerado por muitos como a obra-prima de Buster Keaton, e mesmo uma das melhores comédias de sempre daquela fase. O épico da Guerra Civil Americana foi no entanto extremamente mal recebido pelos seus contemporâneos (bilheteiras e críticos), valendo a Keaton o fim da sua carreira enquanto realizador independente.
Repleto de sequências hilariantes e momentos de grande risco perfeitamente cronometrados, o filme conta a história de um maquinista confederado na perseguição de uma locomotiva (The General) e da sua apaixonada. Estóico e persistente, o jovem maquinista resiste a todas as contrariedades que lhe vão aparecendo, recorrendo a uma capacidade inventiva sem limites.
O filme baseou-se no livro do tenente William Pittenger ( “The Great Locomotiv Chase”), um episódio real ocorrido na Guerra da Secessão, em que um pequeno grupo de espiões da União decide recuperar um comboio perto de Atlanta, em Abril de 1862. A sua tentativa de trazer o “The General” de volta para as linhas da União enquanto pelo caminho vão destruindo trilhos, pontes e linhas de comunicação, termina perto de Chattanooga, onde são capturados. Andrew e os outros espiões são enforcados em Atlanta em Junho desse mesmo ano de 1862. Mais tarde o Congresso decidiu condecorar a título póstumo alguns dos membros desse grupo com a Medalha de Honra.
A história, originalmente contada numa perspectiva nortista, foi refeita e no filme é-nos apresentada pelo ponto de vista do jovem maquinista do Sul, acrescentando-se uma segunda perseguição ferroviária no caminho de regresso, bem como a bela Annabelle Lee, inspirada numa heroína de Allan Põe. Houve ainda tempo para uma segunda versão, THE GREAT LOCOMOTIVE CHASE (1956) feita pelos estúdios da Walt Disney.
A particularidade de THE GENERAL assenta essencialmente na perfeição técnica e estrutural da construção das cenas, combinada com os efeitos cómicos e o desempenho atlético de Buster Keaton. Cenas de grande risco de execução, sem utilização de duplos, filmagem corrida sem cortes e uma enorme honestidade realista combinam-se para nos dar esta obra-prima.
O filme assenta essencialmente em duas situações de perseguição pelos trilhos do caminho de ferro no mesmo trerritório. Na primeira o maquinista Johny persegue os “raptores” do Norte que roubaram “The General”. Na segunda os espiões da União perseguem Johny já com a locomotiva recuperada para as suas linhas. Na cena final, o comboio perseguidor acaba por se despenhar numa garganta de um rio (o Rock River) sendo esta a mais espectacular e a mais cara proeza filmada em todo a história do cinema mudo.
Em 1989, THE GENERAL foi seleccionado para efeitos de preservação no Registo Nacional de Filmes Americano, pela Biblioteca do Congresso, sendo considerado de alto interesse cultural, histórico e estético.
Em 2002 um grupo seleccionado de críticos e realizadores incluiu-o na lista dos dez melhores filmes de sempre.
Em Novembro de 2009 a distribuidora Kino International lançou THE GENERAL em suporte Blue-ray Disc, sendo este o primeiro filme mudo a ser editado naquele suporte de Alta Definição.
Artur

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