sexta-feira, 13 de junho de 2008

POEMA EM LINHA RECTA

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo (...)

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um acto ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida (...)

Arre, estou farto de semi-deuses!
Onde é que há gente no mundo?

Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra? (...)

Álvaro de Campos
(comemorando os 120 anos do nascimento de Fernando Pesooa- 13 de Junho de 1888)

3 comentários:

Anónimo disse...

Não estás só Álvaro!

*parabéns ao Fernando.


Teresa

Carlos Lopes disse...

Pois é. 120 anos e o homem ainda por cá anda. Mas também é preciso dar-lhe alguma porrada (como se diz no poema), mas com jeitinho. O homem foi muitas vezes genial. Nem sempre, mas muitas vezes.

Artur Guilherme Carvalho disse...

Genial a 100% não conheço ninguém. Agora vivo e a mexer depois de 120 anos é obra. E sem dúvida a continuar enquanto referencial literário do século passado. Obrigado Teresa e Carlos pela visita.
ARTUR