segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O TEMPO DOS AMORES PERFEITOS



Tiago Rebelo não é propriamente um desconhecido no panorama literário, contando na sua obra títulos como "Romance em Amsterdão", "Encontro em Jerusalem" e "És o meu Segredo". Esta sua mais recente proposta faz-nos embarcar numa viagem no tempo acompanhando o desenrolar de uma paixão. No ano de 1894 a coroa portuguesa vê-se a braços com uma crise nas suas colónias. Na Conferência de Berlim, realizada anos antes entre as grandes potências europeias foi decidido que para reclamarem espaços como pertencentes às suas soberanias tinham que provar a sua efectiva ocupação. Para Portugal ser reconhecido enquanto dono e senhor dos territórios, ou apresentava provas da sua efectiva ocupação ou perdê-los-ia para outra potência. O exército português desenvolve então um esforço de ocupação, negociação diplomática e combate com todas as tribos residentes nos territórios africanos consoante as suas opções. O jovem tenente Carlos Montanha é um dos muitos soldados que empregaram uma boa parte das suas vidas nesse esforço. Numa viagem entre Lisboa e Luanda conhece Leonor, a encantadora filha do Governador da Lunda. Entre eles nasce uma paixão arrebatada que se irá desenrolar entre inumeras peripécias desde os conflitos com a aceitação por parte da familia dela até aos encontros e desencontros dos dois jovens.
Entre a ficção e a reconstituição histórica o leitor tem oportunidade de seguir por várias dimensões de enriquecimento cultural e espiritual que o deixarão bastante agradado. Portugal no final do séc.XIX, a política colonial da altura, a sociedade, etc. Temos história, temos HIstória e temos de certeza Escritor. Leiam... não se arrependem.
ARTUR

3 comentários:

redjan disse...

... mais um para a lista então....

redjan disse...

Award waiting @ pieces&ideas!!

;-)

Anónimo disse...

o "romance em amesterdão" é um livro q n se esquece e com uma msgem..."as peças do tabuleiro do jogo da vida são múltiplas e,n raras as vezes,dotadas de vontade própria,e a felicidade,alada e colorida,é tão apetecível quanto caprichosa,e sempre imprevisível."
Próxima compra...um abraço:)