domingo, 7 de outubro de 2007

7 DE OUTUBRO

7 de Outubro, dia especial de qualquer coisa que tenha acontecido, mas não me recordo de nenhuma assim de repente. Olho para o Borda d'Água: Domingo, Nª Sª do Rosário, Feriado Municipal em Oliveira de Frades. Saravá! Um grande abraço para a malta de Oliveira de Frades...Não bebam muito, não façam nada que eu não fizesse em dia de festa... 7 de Outubro : percorro as artérias semi-desertas desta cidade que sempre considerei minha e que amo com uma fidelidade canina apesar de não ter nascido nela. O dia está agradável, um Sol outonal aconchegante. Lá em baixo o rio espreguiça-se lentamente como se adivinhasse que é Domingo. Pais e filhos percorrem Monsanto a pé e de bicicleta em grande camaradagem. Mesmo aquela mulher que está todos os dias naquela curva da mata tirou o dia de folga. O filme do Paul Auster estreia para a semana, quero ver se não me esqueço. Volto para casa e sento-me aqui a debitar texto, a deitar conversa fora porque é a única coisa que me apetece fazer. O romance em andamento não anda já há alguns dias. Ás vezes irrita-me. Penso numa Lisboa de há 80 anos atrás, certamente muito diferente da de hoje. Mas as pessoas, não. Os mesmos instintos básicos, da sobrevivência à procriação. Mais fome, mais pobreza? Claro que sim. Como seria um Domingo no tempo em que os meus avós namoravam ? Que andariam eles a fazer a 7 de Outubro ? Não sei. Mas em Oliveira de Frades, de certeza que havia festa rija.
ARTUR

4 comentários:

Carlos Lopes disse...

Oi, rapaz
Não podia deixar de aparecer por aqui. A tertúlia correu bem ao que parece, o teu blog anima-se com os textos que li num áoice, o Benfica ganhou, só é chato ser segunda feira, mas isso passa lá para sexta. Um abraço.

Carlos Lopes disse...

Eu, de novo. Eu queria dizer que li os teus textos num ápice, e saiu-me "num áoice", o que não sei o que é, mas deve ser interessante! Abraço.

Artur Guilherme Carvalho disse...

Xaval:
Continua a visitar-me. Eu tenho feito o mesmo com o teu Blog. Tirando as referências lampiónicas, parece-ma tudo bem
Gandabraço
ARTUR

redjan disse...

´áoice ´até que me parece bem !!!