sexta-feira, 26 de outubro de 2007

AINDA IREMOS A TEMPO ?




Só uma breve chamada de atenção para o nº da revista VISÃO desta semana,quase exclusivamente dedicado ao Ambiente onde se inclui um guia prático desde os comportamentos que nós podemos adoptar todos os dias, até à consciência Ambiental ter chegado à agenda dos magníficos ( isto do Gore ( que rima com Folclore) ter recebido o Nobel da Paz tem as suas vantagens). Perante a diversidade de informação acabamos por concluír: 1- Para o bem e para o mal o planeta está definitivamente em transformação ambiental e esse processo, quando muito, poderá ser eventualmente atenuado embora não volte para trás( uma espécie de doença crónica). 2- O aquecimento global é um facto, uma realidade mais grave de consequências do que se pensou inicialmente em vez de um delírio de cientistas. 3- A consciência da gravidade destes problemas que parece ter definitivamente chegado à agenda política dos centros de decisão da União Europeia, manifestando efeitos práticos para novas políticas.
Apesar de um saco cheio de boas intenções e de medidas concretas a tomar haverá uma sem fim de efeitos nocivos para o planeta e para a Humanidade que já não se poderão exterminar.
Entre o desaparecimento da Amazónia ( que continua a ser desbastada), a perturbação profunda das monções asiáticas, o degelo do Pólo Norte e o Oeste da Antárctida, e a interrupção da Corrente do Golfo, basta uma destas situações ocorrer isoladamente para que as alterações climáticas se transformem no maior( talvez último) pesadelo da humanidade. A União Europeia propõe não se exceder o tecto de aumento de temperatura acima dos 2ºC, bem como a redução de 50% das emissões globais de gases até 2050. Tudo se decidirá na conferência das Nações Unidas agendada para Bali no próximo mês de Dezembro. Resta saber se ainda vamos a tempo ou de reduzir os efeitos catastróficos, ou de sermos vítimas da nossa própria estupidez e perdermos definitivamente o direito de existir neste planeta que não soubemos preservar. A ver...
ARTUR

2 comentários:

redjan disse...

Conice da mãe de tanto menino que só vai para casa à chapada!

Artur Guilherme Carvalho disse...

Perdão !?