terça-feira, 31 de março de 2009

PARIS E O CINEMA II



SUBWAY

Luc Besson

França (85)

Abrindo com uma cena de perseguição com passagem pela “periférique” (Circular da cidade de Paris), o filme introduz-nos em alta velocidade à intriga central. Fred (Christophe Lambert) rouba uns documentos comprometedores a um grupo de gangsters que o tentam apanhar. A fuga leva-o a refugiar-se no Metro de Paris, um autêntico universo paralelo, onde conhece vários tipos que por ali habitam em exclusivo. A ideia de formar uma banda com vista a gravar um CD mais adiante ganha corpo e Fred trata de fazer o recrutamento entre músicos que vagueiam perdidos pelos corredores. Enquanto os bandidos o perseguem acaba por se envolver com Heléne (Isabelle Adjani), nada mais nada menos que a mulher do chefe do grupo. Há ainda um núcleo policial que passa o tempo a vigiar e a perseguir os habitantes do Metro, nomeadamente o patinador carteirista, sem grande sucesso.
Realizado no meio da década de 80, SUBWAY funciona como metáfora de muitas faces, sendo talvez a mais evidente aquela que refere a chamada “Geração Miterrand” , fora do sonho socialista da época. Por outro lado, a rejeição da cultura institucionalizada através da afirmação de uma outra mais popular, é evidente na proposta musical do filme. O facto de a maior parte da acção decorrer nos corredores do metropolitano parisiense dá-nos o pulsar da narrativa, no sentido em que nos apresenta outros lados da vida arrumada e limpa que se poderá observar à superfície. As linhas entre bandidos e diletantes, policias e ladrões, marginais e instituídos acabam por se entrecruzar chegando muitas vezes a território cinzento onde não se conseguem distinguir. Convergem, convivem e atravessam a vida como as carruagens que transportam cidadãos de um lado para o outro. Porque o Paraíso não existe em lado nenhum, os seres acabam por se distinguir na forma obcecada como o procuram construir. Mas seja como for, acabarão sempre por perder. O final do filme é a essência dessa contradição. Quando finalmente a banda consegue uma actuação num dos átrios de uma estação, e no horizonte se começa a desenhar a possibilidade de uma gravação em estúdio, Fred é alvejado pelos bandidos. Tudo fica em suspenso imediatamente antes do filme acabar. Fred sobreviverá ou não? E se sobreviver qual será o destino dele com Heléne?
Por tudo o que se disse anteriormente, SUBWAY é uma razão suficientemente forte para se passarem cerca de 2 horas em frente de um écran. Resta acrescentar que Christophe Lambert recebeu o César para o melhor actor de 86 pelo seu desempenho neste filme.
ARTUR

2 comentários:

Carlos Lopes disse...

Vi-o no cinema e na tv. Adoro este filme. Luc Besson no seu melhor.

Artur Guilherme Carvalho disse...

Luc Besson, OHO. Gostamos disso.