segunda-feira, 23 de março de 2015

RRV

A REVOLUÇÃO DO ROCK RENDEZ VOUS

R. Ricardo Espírito Santo

Uma produção Terra Líquida Filmes para a RTP2

Portugal, 2014



No final dos anos 70 o país está a braços com o vazio, entalado entre os restos de um tempo antigo e os primeiros esforços de construção de uma nova realidade que a revolução permitiu acontecer. Uma crise económica faz acelerar outras tantas sociais e políticas. Nesse meio tempo em que pouca ou nenhuma nitidez se consegue vislumbrar a rádio é ocupada por música de cariz político, estilos pseudopopularucho ou pela MPB (Música Popular Brasileira). Os jovens dessa época vêm-se confrontados com um marasmo e uma lentidão que não lhes pertence, querem outra coisa. Se por um lado Portugal necessitava de construir o que nas décadas de 60 e 70 não tinha sido feito, por outro o tempo não parava trazendo sempre novas modas, sucessivos movimentos artísticos e culturais. De repente aconteceu um espaço em plena cidade. Um cinema antigo onde passavam filmes de cine clube transforma-se num clube de Rock, o Rock Rendez Vous (RRV) , espaço  que rapidamente se torna o símbolo de uma das mais interessantes e profundas revoluções culturais de sempre na música e na cultura portuguesas marcando definitivamente gerações de músicos, compositores, críticos, radialistas e público em geral.
Com realização de Ricardo Espírito Santo este trabalho documental produzido pela Terra Líquida Filmes para a RTP2 vem finalmente preencher uma enorme lacuna que faltava na história documentada da cultura portuguesa da década de 80. Com testemunhos dos principais protagonistas, desde Zé Pedro até Adolfo Luxúria Canibal, passando por Rui Reininho, João Peste ou Rui Pregal da Cunha, passando por homens da rádio (Luís Filipe de Barros), jornalistas (Miguel Cadete do Blitz) e fotógrafo (Rui Vasco) vamos atravessar 40 minutos de boa disposição e autenticidade nesta viagem a um tempo em que Lisboa estava no eixo das capitais do mundo no que à música dizia respeito.
E pergunta-me o leitor mais desconfiado: “Tanto barulho por causa de uma casa de espectáculos?” E eu respondo: “Todo o barulho será pouco para explicar a importância e a relevância que esse cinema convertido em sala de música ao vivo conseguiu ter na história da música portuguesa. “ Passo a explicar.
Em primeiro lugar, a existência de um espaço próprio para tocar música ao vivo permitiu e reforçou a descoberta de que era possível fazer Rock em português. Não só era possível como se tornou rapidamente um fenómeno popular, levando os maiores êxitos a serem cantados por pessoas que nada tinham a ver com aquele género de música. Isso e uma comunidade radiofónica que se multiplicava em passar música portuguesa, facto de que hoje estamos a milhas de distância.
Em segundo lugar, a existência desse espaço permitiu que um número enorme de bandas e projectos tivessem a sua oportunidade, acabando o tempo e o público por fazer a sua selecção natural. Deste modo a qualidade acabaria por se revelar de forma inevitável.
Abrangendo um horizonte que irá desde aqueles que hoje estão no princípio dos 60 até aos que já contam 40 e muitos anos, o RRV era também um lugar que não fazia distinções. O único requisito exigido era ter o dinheiro para um bilhete. De resto tudo podia acontecer sendo a fauna dos espectadores marcada pelas bandas que actuavam, desde psicadélicos a punks, skins a hard rock, passando por surrealistas, metálicos e góticos.
Durante toda a década de 80 o RRv cumpriu a sua missão de serviço público até que entrou em modo decadente e acabou por fechar portas já no início dos anos 90. Isolado do centro da cidade foi perdendo espaço para o Bairro Alto e a Avenida 24 de Julho. Por outro lado muitas das bandas que pisaram o seu palco em noites de enorme magia acabaram por passar a palcos maiores e a editoras multinacionais.
Estreado em sinal aberto no mês de Fevereiro, A REVOLUÇÃO DO ROCK RENDEZ VOUS é não só um excelente documentário televisivo como um elemento histórico fundamental que complementa o tempo e a geração que foi jovem entre uma revolução política e a entrada na União Europeia. Aguardemos para breve a edição do respectivo DVD. Um excelente momento de serviço público.

Artur 



Sem comentários: