terça-feira, 2 de novembro de 2010

DUQUES E VALETES


















CARTA ABERTA AO PROFESSOR DOUTOR JOÃO DUQUE



Um amigo, cujos critérios de selecção de notícias e da respectiva relevância para a vida nacional muito prezo, fez-me chegar cópia do despacho publicado em Diário da República de 25 de Outubro de 2010:


"Por despacho do Presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, de 1/9/08, proferido por delegação do Reitor da mesma Universidade de 25/7/07:

Eduardo de Almeida Catroga - contratado , por conveniência urgente de serviço, em regime de contrato administrativo de provimento, para o exercício das funções de Professor Catedrático Convidado a tempo parcial 0 %, além do quadro deste Instituto, com efeitos a partir de 1 de Setembro de 2008 (não carece de visto prévio do T.C.).


26 de Maio de 2010 - Professor Doutor João Duque"



Quando li, e li muitas vezes, não quis acreditar. É que, fique V. Exa. sabendo, este meu amigo é dado a partidas, graçolas, farsas avulsas, palhaçadas, enfim. E fui verificar. E de facto lá estava, escarrapachado no órgão oficial esta bizarra nomeação que, extra quadro, nomeia um professor a tempo parcial 0%, por conveniência urgente de serviço, com efeitos retroactivos a 2008. Não podendo continuar a duvidar desta evidência (se não pudermos acreditar no D.R., vamos acreditar em quê ?), comecei a duvidar que fosse V. Exa. o autor desta inusitada nomeação. Um telefonema para o ISEG tirou-me todas as dúvidas : "que não senhor, que o Professor Doutor Jão Duque era o único Presidente com esse nome na instituição, que não havia outro, que era impossível confundir o senhor Professor Doutor com qualquer outra personalidade, que não havia confusão de nomes". Não conseguindo descortinar outras hipóteses (como sabe, as hipóteses são realidades alternativas a esta em que vivemos, ou julgamos viver), atrevo-me a dirigir-me a V. Exa. para que de uma vez desfaça este imbróglio, livrando-nos da angústia em que vivemos (utilizo o plural de forma, quiçá, abusiva, já que presumo a existência de outros portugueses sobreexcitados com este enigma). É que, veja V. Exa., o mesmo Professor João Duque que, semana após semana, em parceria com o Dr. Medina Carreira, partilha com a plebe as suas doutas opiniões de reputado catedrático de Economia (e Presidente do ISEG), apontando o Estado Social como o grande responsável pela anunciada bancarrota do país, e a redução drástica da despesa como o único caminho capaz de evitar a sobredita falência do país, não pode ser o mesmo Professor Doutor João Duque que, na instituição a que preside, contrata amigos e conhecidos, a tempo parcial 0 e com efeitos retroactivos a 2008, a não ser que o amigo Dr. Catroga trabalhe pro bono, isto é, sem aumentar um cêntimo à despesa pública, a tal que é preciso reduzir drasticamente.


Pelo exposto, peço-lhe, rogo-lhe, não nos deixe nesta dúvida, neste dilacerante e exasperante sobressalto: haverá tal como no clássico "Dr. Jekyll And Mr. Hyde", um Professor Doutor João, científico e opinativo, inimigo acérrimo do aumento da despesa , eminente moralizador da vida pública portuguesa, castigador do Estado Social, e um Sr. Duque, gastador, capaz de dar emprego a amigos e conhecidos, aumentando assim a despesa e contribuindo um pouco mais para as reformas douradas que atravancam e desmoralizam as nossas já depauperadas finanças ?
Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos:
Arnaldo Mesquita

1 comentário:

José Prates disse...

Também eu gostaria de ver respondida esta questão... Submete-lha para o gabinete, pode ser que se digne e que pense para a próxima que afinal é preciso ter cuidado pois há pessoas atentas.