sexta-feira, 9 de abril de 2010

HISTÓRIA DE UMA CANÇÃO


A 19 de Abril de 1945 a Broadway assistiu à estreia de um espectáculo que foi considerado por muitos como o melhor do género do séc. XX. Intitulava-se “Caroussel” e era da responsabilidade autoral da dupla Richard Rogers (musica), e Óscar Hammerstein II (letras). Em dois quadros deste musical, houve na altura a introdução de um tema que se tornou famoso até aos dias de hoje. A canção “You’ll never walk alone” popularizou-se ao ponto de ser utilizada em cerimónias de festas de graduação nos EUA e entoada em vários estádios de futebol por apoiantes de clubes. Neste último caso, o Liverpool F.C. foi o clube que mais se destacou, colando o seu emblema ao sucesso de uma canção desde o início dos anos 60. As palavras que dão o nome ao tema encimam um dos portões de acesso ao estádio de Anfield (Shankly Gate).
(Shankly Gate no Estádio de Anfield)
Mas o êxito de “You’ll never Walk Alone” não se resume a cânticos anónimos de adeptos de futebol ou de estudantes em festa de graduação. Vários cantores famosos incluíram o tema no seu reportório ao longo do tempo. Assim, Frank Sinatra, Judy Garland, Johny Cash, Tom Jones e Elvis Presley (só para citar alguns), emprestaram a sua voz ao tema em gravações registadas para a posteridade. Em 1971, no álbum “Meddle”, os Pink Floyd aproveitam uma gravação das bancadas a entoar este tema em Anfield para a inserir numa das faixas. Por fim, “You’ll Never Walk Alone” tocou no funeral do guarda-redes Robert Encke, no AWD- Arenastadium do Hannover no passado dia 15 de Novembro de 2009.
Por tudo isto, “You’ll Never Walk Alone” é uma canção que, atravessando o tempo, adquiriu contornos de hino humano, com aplicações desportivas, festivas, e de homenagem fúnebre. Ouvir o repórter Nuno Luz em Liverpool enquanto comentava o jogo com o Benfica, a dizer que a canção em questão era da autoria dos Beatles, provocou-me a necessidade deste breve esclarecimento. Os Beatles, quando muito, ouviram a canção em miúdos das primeiras vezes que se deslocaram a Anfield com os pais ou tios para assistir a um jogo. Se não sabem…não inventem.

Artur

1 comentário:

Carlos Lopes disse...

Também ouvi o disparate, e não me soou bem. Agora confirmo que foi mais uma calinada dos nossos grandes comentadores (da treta).