quinta-feira, 23 de junho de 2011

TO SERVE THEM ALL MY DAYS



TO SERVE THEM ALL MY DAYS

SÉRIE TV

INGLATERRA (BBC)

REALIZAÇÃO: Vários, 1980


Após a sua participação na I Guerra Mundial, ferido e traumatizado, o capitão David Powlett-Jones regressa a casa. Ao reconstruir a sua vida acaba por aceitar o cargo de professor num colégio interno no sudoeste de Inglaterra.
Baseado no romance de R. F. Delderfield (publicado em 1972), a adaptação de TO SERVE THEM ALL MY DAYS conta-nos o percurso de um homem num estabelecimento de ensino que, começando como professor de História acabará por se tornar reitor. Filho de um mineiro do País de Gales, David vai encontrar no choque de classes (os alunos privilegiados) um dos seus primeiros desafios. Aos poucos David vai emergindo na vida espartana e nas tradições da escola, um envolvimento que lhe permitirá a ultrapassagem das duas grandes tragédias que abalarão a sua existência: a memória da guerra e o trágico acidente de automóvel que vitimou a sua mulher e as suas duas filhas pequenas. O desenvolvimento narrativo apoia-se essencialmente na evolução dos seus elementos na medida em que acompanha as várias idades, (alunos, professor, país) ao longo de um período crucial, o do espaço entre as duas guerras mundiais. Dono de um ambiente fechado e com regras muito próprias, o colégio interno segue esse modelo de ensino britânico secular em que os jovens se vão integrando na sociedade enquanto cumprem as etapas do seu ensino secundário. Mas nenhum modelo é completamente estanque por mais conservador e mais disciplinado que se afirme. De facto, centrando-se na vida de um colégio interno, o micro ambiente analisado não consegue ficar imune ao que se passa lá fora. E se, umas vezes as posições do exterior e interior são contrastantes, noutras acabam por entrar em harmonia. E é esta intranquilidade que se vai desenvolvendo enquanto factor de crescimento dos personagens. De facto, este período que medeia entre as duas guerras em Inglaterra está repleto de acontecimentos decisivos que determinaram os anos seguintes. A agitação social personificada pelas lutas laborais dos mineiros, a incerteza do mundo industrial, a perda de influência na sociedade de uma aristocracia até então totalmente dominante, a emergência das doutrinas socialistas e do anti-semitismo na Europa, etc, são aspectos bastante bem documentados.
Em 13 episódios de cerca de 50 minutos de duração, cada um e realizado por três nomes (Ronald Wilson, Peter Jefferies e Terence Dudley), TO SERVE THEM ALL MY DAYS é mais um excelente apontamento de entretenimento e serviço público a que a BBC nos habituou. A escola de Bamfylde nunca existiu, é apenas uma referência ficcional. Os cenários utilizados foram os de Milton Abbey School em Dorset.

Artur

Sem comentários: