sábado, 26 de setembro de 2009

A LENDA DOS MALDITOS


THE DAMNED UNITED

Tom Hooper

Reino Unido, 2009-09-26

Baseado no livro de David Peace, intitulado “The Damned Utd.”, o filme conta-nos a história de uma das maiores lendas do futebol britânico das décadas de 60 e 70, o treinador Brian Clough. Uma história feita de êxitos e fracassos de um homem carismático que marcou para sempre adeptos, clubes, jogadores, dirigentes e técnicos que com ele privaram. Uma existência marcada por rivalidades, traições, invejas e triunfos, características próprias na construção de personagens míticos como Clough. O filme começa em 1974 quando a Inglaterra falha a qualificação para o Campeonato do Mundo desse ano. Alf Ramsey, o treinador responsável, é despedido e substituído por Don Revie, que tinha vindo a desenvolver uma carreira bem sucedida no Leeds United, Para o Leeds vem Brian Clough, antigo treinador do Derby County e graqnde crítico dos métodos de Revie.
A origem da rivalidade de Clough e Revie vem de algum tempo atrás, na altura em que treinavam o Derby e o Leeds respectivamente. Num jogo para a F.A. Cup (Taça de Inglaterra) em 1967, o Leeds era líder da Primeira Divisão, enquanto o Derby se preparava para a descida ao escalão inferior. A aceitação do resultado final (2 – 0 para o Leeds) acaba por ser comum, não sem antes Clough criticar duramente a equipa adversária por excesso de atitude violenta. A partir desse momento a rivalidade entre os dois treinadores vai ser uma constante ao longo das suas carreiras.
A história desenvolve-se entre passado e presente, que o mesmo é dizer, com Clough no Derby e mais tarde no Leeds. E se neste último uma das primeiras palestras aos jogadores é para lhes dizer que podem deitar fora os seus troféus por não terem sido ganhos de forma honesta, no Derby as coisas melhoram de dia para dia. Em 69 o Derby é campeão da II Divisão e em 72, pela primeira vez campeão nacional da primeira. Segue-se ainda uma extraotrdinária campanha na Taça dos Campeões Europeus que só terminará nas meias-finais frente à Juventus. E os problemas de Clough vão começar precisamente a partir daí. Longson, o presidente do Derby que investiu fortunas em aquisições, aconselha Clough na semana anterior a poupar a equipa no jogo do campeonato com vista ao embate europeu. Só que esse jogo é com o Leeds de Revie e Clough não ouve o presidente jogando com todos os trunfos que tem contra o rival. No dia do jogo com a Juventus a quantidade de lesões impede o Derby de se apresentar na máxima força, acabando por ser eliminado. A teimosia de Clough acaba por lhe custar o lugar, sendo despedido juntamente com o seu adjunto e amigo de sempre, Taylor. Aliás Taylor estará sempre com Clough, excepto no pequeno período em que este vai treinar o Leeds. No clube deixado por Revie as época é um somatório de fracassos e o Leeds arrisca-se a descer de divisão no ano a seguir a ter sido campeão. Clough é mais uma vez despedido. Revie falha como seleccionador nacional e desaparece do mundo futebolístico britânico. Brian Clough e Peter Taylor voltam a trabalhar juntos e a repetir uma campanha ainda mais bem sucedida do que com o Derby. Vão à II Divisão buscar o Nottingham Forest, para se tornarem campeões da II e da I. Nas épocas de 79- 80 e 80 -81 conseguem a rara proeza de conquistar a Taça dos Campeões europeus por duas vezes.
Este filme é dedicado a todos os amantes do futebol, em particular aqueles que são incondicionais do futebol britânico. Clough é a marca, o símbolo de uma fórmula mágica como se sente e vive o jogo naquelas paragens. Entre cânticos vagamente celtas e garrafas de cerveja, o espectador é transportado para outra dimensão. Um espaço onde ganhar é o objectivo, combater, o método, e deixar tudo no relvado a única regra. Sem paixão não há vitórias, sem fracassos não há sabedoria, sem fidelidade não há amor.
O filme termina referindo que Brian Clough foi o melhor treinador que a Inglaterra nunca teve.

Sem comentários: