quarta-feira, 30 de abril de 2008

UM FILME, UM LIVRO, UM DISCO







UM FILME - DER MÜDE TOD, FRITZ LANG 1921


Em 1921 Fritz Lang realizou a mais impressionante meditação cinematográfica sobre o Destino-Máquina, o Tempo, a Morte e os próprios limites e potencialidades da narrativa cinematográfica, um filme-símbolo que exige ser lido e interpretado, pelo espectador e pelas personagens, em busca da máquina que pulsa por debaixo da superfície da realidade imediata e controla, sistemática e ordeiramente, as nossas vidas.






UM DISCO -THE DOORS - ABSOLUTELY LIVE 1970

Compêndio absoluto da energia, das angústias metafísicas, dos excessos e da corporalidade de Jim Morrisson e dos seus companheiros, atirando canções como quem dispara tiros de canhão dirigidos à mente, ao coração e ao sexo de quem as ouve.




UM LIVRO - "LE LIVRE DES PASSAGES" - WALTER BENJAMIN

Uma das mais poderosas inteligências do século XX pensa a modernidade, a História, a sociedade, o capitalismo através de uma intimidante colecção de reflexões e citações que nos fazem vaguear através da Paris do século XIX, experimentar o poder sedutor das armadilhas que não nos permitem ver o acumular de catástrofes que a ideia de progresso histórico encerra e que as sociedades industriais propõem como alternativa à barbárie, denegando o carácter opressor, esmagador, alienante e tentacular de um sistema económico que se sustenta sobre as ruínas de milhões de vidas.

5 comentários:

Carlos Lopes disse...

Então e os portugas? Ou ficaste com estes atravessados?

Artur Guilherme Carvalho disse...

Esta foi a primeira escolha do Arnaldo. Aminha vem já seguir.

Carlos Lopes disse...

Ooops, não reparei que era do Arnaldo. Curiosamente, nunca fui ouvinte dos The Doors... Talvez um dia...

Carlos Lopes disse...

Artur: será que o Arnaldo, que como dizes sabe tudo sobre cinema, sabe qual foi o primeiro filme a estrear no Quarteto? Tenho ideia de que foi qualquer coisa com a tradução portuguesa de Um Filme Doce, filme caótico, quase perverso, aberrante. No outro dia queria lembrar-me do nome e do realizador e tá quieto...

Abraço.

Carlos Lopes disse...

Arnaldo: muito obrigado pelo esclarecimento deixado no meu blog. Lembro-me de ter visto já umas imagens desse filme quando, há muitos anos, passou na televisão. Acontece que vi algures na net uma lista sobre os filmes mais desconcertantes de sempre e lá estava o Sweet Movie. Daí a minha curiosidade. Deve ser muito difícil encontrar uma cópia em dvd do filme, suponho. Vou investigar, mas se por mero acaso tiveres o filme, isso era ouro sobre azul...
Obrigado mais uma vez.