quarta-feira, 8 de maio de 2013

CARTA AO BELMIRO


Senhor Belmiro de Azevedo,

Começo por lhe apresentar os meus respeitosos cumprimentos.

Quero por meio desta carta aberta agradecer-lhe a sua intervenção no Clube de Pensadores, essa instituição que tanto tem feito pelo esclarecimento público daquilo que figuras proeminentes das mais variadas áreas deste país são capazes, tanto em pensamentos, palavras, actos ou canções.

Por vezes o resultado saído dessas sessões públicas não será provavelmente o desejado nem pelos organizadores, nem pelos convidados, mas sem dúvida são extremamente reveladores. Mais até do que algum programa televisivo de entrevistas (discutivelmente) bem estruturadas, de tal forma que acabam por não acrescentar nada de novo ao que já se sabia – a não ser talvez ruído.

No Clube dos Pensadores não.

Talvez por quem expõe as suas ideias achar que está mais à vontade, pelo facto de a plateia ser menor - o que é certo, é que de alguma forma o que para lá é dito nesses encontros, acaba por ter repercussões na sociedade e nas próprias pessoas que por lá vão intervindo a convite desse grupo de filósofos.

Confesso que apesar de sinceramente ter gostado de saber das suas ideias fiquei desiludido com o seu modo de ver as coisas. Nomeadamente na revelação de advogar a baixa de salários para ajudar a economia portuguesa.

Pois é, senhor Belmiro de Azevedo, não concordo mesmo nada consigo.

Primeiro, porque que desde que há anos sou cliente Modelo/Continente/Worten, sempre fui muito bem atendido pelas pessoas que lá trabalham. Como agora modernamente se chamam: seus colaboradores. Porque ao saber os ordenados que muitos deles auferem, alguns com cursos superiores mas sem colocação para a especialidade para a qual andaram a estudar durante largos anos, são claramente abaixo daquilo que mereceriam receber. Apesar disso e estarem numa função para a qual foram empurrados pela força das circunstâncias (a principal, terem nascido em Portugal), evidentemente abaixo das suas competências e formação, o fazem com elevado profissionalismo, eficiência e simpatia.

Segundo, porque é graças ao estado das coisas a que chegámos como por exemplo a precaridade do emprego e a elevada taxa de desemprego que diariamente bate recordes, que o senhor Belmiro tem possibilidade de lhes pagar o que paga, tendo uma infindável fila de pessoas desesperadas para trabalhar e substituir os mais desiludidos a troco de um salário que está uns trocos acima do mínimo.

Terceiro, tendo o senhor Belmiro recorrentemente ao longo dos anos figurado na lista das maiores fortunas da Forbes, não terá noção do que será viver na incerteza da precaridade, ou com um orçamento familiar à justa para não passar fome, ou nalguns casos nem isso. Por ter o estatuto de um dos mais ricos deste país até me parece mal que tenha achado que será à custa dos baixos salários que esta nação avançará rumo ao desafogo económico.

Quarto, porque ao saber da relação das grandes superfícies com os fornecedores e ainda mais com os produtores agrícolas, a mesma não me parece justa. Para os agricultores, claro, aqueles que se esforçam fisicamente, assumindo eles todos os riscos de eventuais prejuízos na produção dos produtos e daqueles que se possam estragar até à sua venda. Isto já para não referir prazos de pagamentos.

Quinto, porque estranhamente, o senhor Belmiro, que considero pessoa informada ou com fácil acesso à informação, parece desconhecer que os países onde as pessoas vivem melhor e onde o Índice de Desenvolvimento Humano são mais elevados, são exactamente aqueles onde os ordenados pela sua componente, dignificam quem trabalha e por isso proporcionam uma melhor qualidade de vida. Terá certamente o senhor Belmiro ouvido falar destes: Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Luxemburgo. Não fazem parte de uma galáxia distante. São países até nem por isso muito longínquos. São europeus, mas onde o índice de corrupção e os interesses financeiros mais obscuros são praticamente inexistentes. Países onde o estado social, por cá incomportável, é lá possível com uma carga fiscal e tributária presentemente idêntica à nossa. E por cá aguentamos, aguentamos, um estado de coisas que entretanto se torna impossível de aguentar porque não augura nada de bom e todos os sacrifícios que são pedidos ao português comum, desaguam num buraco negro que continua a alimentar um défice cada vez maior.

Sexto, porque todo o ser humano tem o direito de ser respeitado. Muito mais por aquele para quem trabalha.

Por estas e mais algumas razões que não vou enumerar, para não tornar esta missiva demasiado extensa, junto envio-lhe os meus cartõezitos Modelo que me permitiram “poupar” até há uns meses, quando deixei de ir aos estabelecimentos da Sonae, a quantia de mais de €2.000,00. Leva-me isto por outro lado a pensar em quanto terá o senhor ganho com as minhas compras nas suas grandes superfícies, enquanto eu poupava.

Envio-lhe também os cupõezitos dos descontos de 10% enviados para mim na semana passada pelo correio, e outros específicos para produtos que acham os serviços comerciais do Continente me podem dar jeito para os próximos 2 meses.

Não os quero mais, muito obrigado.

Fica aqui um ponto final ás minhas compras nas suas grandes superfícies, e nas empresas do Grupo Sonae.

Peço-lhe humildemente desculpa, mas sou assim. Um individuo que acha que a cidadania não se faz apenas de 4 em 4 anos nas urnas, até porque também deixei de acreditar nesse mecanismo que só funciona em Democracia plena que não é de todo a realidade vivida em Portugal, mas com “Pequenas Acções Quotidianas” que o mais anónimo português pode tomar se tiver noção que a sua escolha faz a diferença. As minhas “PAQ’s” surgiram um pouco antes dos PEC’s do governo Sócrates e foram-se sucedendo até a um ritmo maior. Só que em vez de serem substituídos pela seguinte, foram-se consolidando e surgindo uma nova “PAQ” sempre que as circunstâncias o exigem ou me acordo para coisas que não acho bem. É bom ter voz mais do que apenas de 4 em 4 anos, sabe? Não haverão muitos como eu, mas a palavra e a razão espalham-se e talvez daqui a um ano ou dois sejamos uns 10 ou 20 a fazer estas "PAQ's".

Fique o senhor Belmiro descansado porque tal como esta minha “Pequena Acção Quotidiana”, já tenho tomado outras iguais em relação a outras situações. Não é de todo exclusiva em relação ao Grupo Sonae. É apenas e só isso, mais uma tomada de posição para aquilo que acredito, pode fazer a diferença para um Portugal melhor. Têm-se tornado uma colecção pessoal que muito estimo.

Somos nós todos, o povo, que pode mudar mentalidades e isso tem de começar por cada um de nós. Eu por mim, tento fazer a minha parte, fazendo as minhas escolhas de acordo com aquilo que acho acertado e penalizando da mesma forma as pessoas, instituições, princípios que estejam em total oposição ao que acho certo.

Pelo estado das coisas a que chegámos, eu como tantos outros pais portugueses, vou-me lentamente mentalizando para a ida da minha filha para longe da minha família, para fora deste país que se tem tornado demasiado pequenino e asfixiante, quando chegar a hora de ela começar a trabalhar, depois ou talvez mesmo antes do final do curso universitário que está a frequentar. Não tenho ilusões que ela por cá tenha futuro, a não ser que queira eventualmente ser por exemplo, caixa de supermercado desde que seja essa a sua vocação. Só quero que ela faça na vida o que mais gosta e se for isso não tenho qualquer problema em aceitá-lo porque é um trabalho tão digno como qualquer outro.

Aconselhar-me-ia o meu bom senso remeter-me simplesmente ao recato, se estivesse no lugar do senhor Belmiro, ou dos senhores Fernando Ulrich, Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Soares dos Santos, e outros que gostam de emitir opiniões sobre o estado das coisas em Portugal, estando numa posição confortável em relação aos demais. Eventualmente e por disponibilidade económica e porque podia, a prestar uma ajuda efectiva aos seus “colaboradores” através de um aumento de vencimentos, contribuindo assim para contrariar esta espiral recessiva que nos conduz a um buraco negro sorvedor de pessoas e valores (e não falo dos económicos).

Não será certamente através das Missões Sorriso que apenas servem para o supermercado ampliar as suas margens de lucro pela venda dos produtos que pessoas bem-intencionadas adquirem para aderir a essas iniciativas. Chamo a isto, caridade com o dinheiro dos outros, já que em relação a quem a implementou basta-lhe vender os produtos com a respectiva margem. O estado, claro, também agradece – sempre são mais uns euritos em IVA. E os media efusivamente ampliam os resultados, naquilo que friamente para mim não passa de acção de marketing.

Apesar de a felicidade pura não depender do dinheiro, o que cada um consegue através do seu salário tem de ser dignificante. A felicidade vem de dentro e da capacidade de cada um em se maravilhar com as coisas mais simples. Mas essa é uma capacidade inata. Ou se tem quando se nasce, ou nunca será compreendida por quem a não tem, numa clara oposição de uma saudável ambição pessoal à mais aviltante e destruidora ganância.

Lamento por tudo isto a sua opinião em relação ao momento económico e social que Portugal atravessa mas que no entanto respeito.

Respeito, mas não compactuo.

Seu ex-cliente.

Hélder Martins

4 comentários:

Hélder disse...

Para a carta que ainda não seguiu para a Sonae ficar mais completa, ainda falta o seguinte parágrafo:
"Incompreensivelmente nos últimos meses, tinha vindo a verificar que o tempo de espera para pagar nas caixas dos supermercados Continente, se tem vindo a tornar próximo do insustentável. Não por culpa de quem aí trabalha, mas pela constatação de que há muito menos caixas abertas. Ou seja, apesar de o Grupo Sonae ter mais do que quadriplicado o resultado líquido, face ao mesmo período de 2012, para 9 milhões de euros, ao invés de manter ou melhorar a qualidade de atendimento ao cliente, prefere não contratar pessoas ou pelo menos manter os que lá trabalhavam - assim é fácil fazer lucro".

Nelson Campos disse...

Obrigado Hélder por ter convertido em palavras praticamente tudo o que penso sobre os poderes ocultos que verdadeiramente governam o país: a banca e grandes empresários que enriqueceram de forma pouco honesta e muito obscura! Mas no meio laboral da Sonae chama-se pomposamente "colaborador" para quem necessita de ganhar a vida e não se aperceber que se está a ser explorado. É a escravatura em pleno século XXI! Em vez de investirem em publicidade ridícula a, deveriam pagar o valor justo aos produtores e assim venderem produtos com mais qualidade. Sei que existem mais cidadãos espalhados por aí que pensam como nós! Para quando uma consciência colectiva duma sociedade crítica e capaz de mostrar que a solução à mto ultrapassou os limites da mediocridade partidária! É com estes pequenos actos de liberdade e cidadânia que se começa a mudar as mentalidades dando origem a uma verdadeira revolução. Em relação ao clube dos pseudo-pensadores, só o nome assusta pois o conteúdo tem mais de agenda partidária do que opiniões válidas. Resta dizer que é organizado por um suposto cientista, que com as suas opiniões fascistas(lembro-me dele a defender o amigo da grava "Relvas", um outro iluminado quando veste o seu avental), insulta todos os seus ouvintes. Apoio qq boicote a instituições que procuram enganar e se aproveitar das necessidades dos consumidores. É tempo de mudar e tornar o país do povo!

Hélder disse...

Nelson Campos, agradeço as suas palavras. Presentemente não tenho grandes dúvidas que é através de actos pacíficos de cidadania, que se poderá alterar o estado das coisas a que se chegou.
E de preferência na única língua que as instituições financeiras entendem: dinheiro. Não se fazem lá compras, menos dinheiro... Um hoje, dez para a semana, cem daqui a um ano... ou talvez mais em menos tempo: depende de cada um. Abraço.

RYKY disse...

Simplesmente fantastico. Acho que diz o que alguns de nós pensamos e é triste quando pessoas sem moral opinam hipocritamante mesmo sabendo que aquilo que dizem é mentira, pois sendo o Sr Belmiro uma pessoa informada sabe perfeitamente aquilo que até uma dona de casa sabe, que é puramente logico se as pessoas não tiverem dinheiro que vem do seu salario tambem não o poderão gastar nas lojas deste e de outros senhores como este. Mas como estes senhores só comseguem ver o lucro facil sofrem uma espécie de bloqueio mental que os faz ver unicamente o lado bom, esquecem o reverso da medalha que está a vista de todos. Normlmente estes pensamentos imorais só vêm de pessoas que nem sequer sabem dár valor as pequenas coisas da vida, para eles tudo é um dado adquirido pois tem tudo, até quem lhes abra a porta do carro, e falo isto não por inveja, até que gosto muito de ser eu a abrir as minhas portas pois tenho mais percepção da realidade que me rodeia, ao contrario destas pessoas que são uns tristes que vivem numa ilusão a vida inteira sem sequer terem o prazer das coisas simples da vida. São e serão toda a vida até a sua morte umas tristes figuras que são falsamente venerados unicamente por pessoas intereceiras, porque os verdadeiros amigos, aqueles que estão lá tanto na riqueza como na pobreza. Esses nunca os terão.
Quanto ao autor desta carta só me resta louvar pois são estas atitudes que demostram o caracter das pessoas, e se mais pessoas assim o pensassem e o fisessem' de certeza que numca haveria a necessidade de escrever uma carta destas, pois a moral colectiva haveria de banir pessoas da indole do Sr Belmiro de Azevedo.